You are here

Cientistas detetam três planetas habitáveis a 40 anos luz da Terra

Uma equipa internacional de cientistas descreveu a presença de planetas potencialmente habitáveis a 40 anos luz de distância. Estes planetas devem ser os melhores alvos de pesquisa de vida extraterrestre.
Imagem de M. Kornmesser/ESO

A equipa internacional de astrónomos do MIT e da Universidade de Liège, na Bélgica, detetou três planetas semelhantes à Terra e a Vénus em tamanho e temperatura a orbitar à volta de uma estrela anã ultrafria, a 40 anos luz da Terra. O trabalho foi publicado na revista Science e os planetas serão alvos potenciais de pesquisa de vida extraterrestre. Apesar de estrelas semelhantes a esta serem comuns na Via Láctea, nunca tinham sido detetados planetas a orbitar em torno de uma.

A descoberta foi feita por intermédio de um telescópio TRAPPIST, um telescópio de apenas 60 centímetros localizado no Chile. A equipa de investigadores criou o telescópio para monitorizar 60 estrelas anãs ultrafrias em comprimentos de onda infravermelhos e pesquisar planetas a orbitar à sua volta.

A equipa centrou as suas pesquisas na estrela agora chamada de TRAPPIST-1, que tem um oitavo do tamanho do Sol e é significativamente mais fria. Os cientistas aperceberam-se que regularmente o sinal de infravermelho diminuía ligeiramente, sugerindo que havia objetos a passar com uma cadência à frente da estrela. Confirmaram tratar-se de três planetas, com dimensões e temperatura entre a de Vénus e a da Terra, ou seja, condições propícias à existência de água em estado líquido e de vida.

O próximo passo será estudar a composição atmosférica dos planetas e pesquisar a existência de vida nos mesmos, explicou o co-autor do trabalho, Julien de Wit “Estes planetas estão tão próximos, e a sua estrela é tão pequena, que podemos estudar a sua atmosfera e composição e, mais à frente, mas ainda na nossa geração, verificar se são realmente habitados. Todas essas coisas são alcançáveis e são alcançáveis agora. É um jackpot na área”.

Em termos de metodologia, o trabalho dos investigadores foi inovador em vários aspetos. Por um lado, escolheram seguir estrelas anãs ultrafrias, e não estrelas semelhantes ao Sol. As estrelas como o Sol, emitem tanta luminosidade que não permitem que se vejam sinais de outros planetas. Já as estrelas anãs ultrafrias emitem uma radiação ténue na banda infravermelha, que permite a deteção de sinais de outros planetas, algo que foi fundamental nesta descoberta, no entanto, a maioria das pesquisas não procura este tipo de estrelas. 

Por outro lado, os investigadores escolheram concentrar-se num número pequeno (60) de estrelas próximas, em vez de muitas estrelas ao mesmo tempo (o telescópio terrestre Kepler, por exemplo, estuda cem mil estrelas ao mesmo tempo).

Termos relacionados Ciência, Cultura
(...)