You are here

Mário Ferreira: dono de cruzeiros do Douro compra parte da TVI

O dono da Douro Azul ficará com cerca de um terço da Media Capital. O banco galego Abanca também fará parte do negócio.
Microfone da TVI.
Microfone da TVI.

Mário Ferreira tinha estado associado à Cofina, dona do Correio da Manhã, numa tentativa de compra do grupo de empresas de comunicação social que detém a TVI. Subitamente, a 11 de março, a Cofina recuou e desistiu da aquisição de 51% da Media Capital, aparentemente sem consultar o seu sócio.

Esta sexta-feira, segundo anunciou a Prisa, a multinacional espanhola que em Portugal é proprietária da Media Capital, foi assinado um “memorando de entendimento” que garante a Mário Ferreira o direito de “negociação exclusiva” de 30,22% do capital daquela empresa.

A transação será feita através de uma empresa do dono da Douro Azul, a Pluris. A compra não fica fechada com a assinatura deste documento que estabelece apenas “termos e condições iniciais” e “passos a seguir para a realização da operação, incluindo os contactos preliminares com as autoridades reguladoras portuguesas.” Mas o negócio é dada como fechado.

Mário Ferreira terá direito a representação da administração da Media Capital. Mas o acionista de controlo continuará a ser o grupo económico espanhol.

O universo da Media Capital não se esgota na TVI. Dele fazem parte rádios como a Comercial, Smooth, a M80, a Cidade; sites como o iol, o Maisfutebol, o Planeo e o Selfie; e a produtora televisiva Plural.

O outro protagonista do negócio também não se limita aos cruzeiros do Douro. É dono do Grupo Mystic Invest que, para além de cruzeiros, detém hotéis. Vendeu 40% deste grupo ao fundo de investimento Certares. Também tem uma participação no jornal online de economia Eco. Aliar-se-á ao banco galego Abanca que já fazia parte do negócio abortado com a Cofina.

Termos relacionados Sociedade
(...)