You are here
Mariana Mortágua processa André Ventura por difamação

André Ventura partilhou na sua conta de Twitter uma publicação da espanhola Cristina Seguí na qual a “influencer”, que esteve associada ao partido de extrema-direita Vox, acusa Mariana Mortágua de receber dinheiro do BES.
"Ventura e Seguí vão responder em tribunal por difamação. Mesmo ridícula, uma calúnia é uma calúnia", escreveu Mariana Mortágua no Twitter.
No artigo Cristina Seguí. Quem é a “influencer” da ultradireita espanhola que virou a mira das teorias conspirativas para Portugal?, publicado pela revista Visão em outubro, Seguí é descrita como "amplificadora de teses conspirativas e 'fake news'", que começou a visar figuras portuguesas nos seus comentários diários, incluindo num canal de Youtube.
Decorrem também na Justiça processos relativos a queixas-crime apresentadas por Pedro Filipe Soares, Marisa Matias e pelo Bloco de Esquerda contra Cristina Seguí. Em causa está uma publicação, de outubro, com afirmações falsas, injuriosas e caluniosas, sem qualquer base factual nem provas. A “influencer” associa o Bloco de Esquerda, os dois dirigentes já citados, bem como Francisco Louçã e, inclusive, o eurodeputado Miguel Portas, falecido em abril de 2012, a uma rede fictícia de financiamento e lavagem de dinheiro que envolveria países como Cuba e Venezuela.
Em curso encontram-se ainda os processos movidos por Fernando Rosas contra André Ventura, líder do Chega, e António Albino Caldeira, autor do texto “Ó Rosas: crimes há muitos!…”, publicado a 18 de fevereiro de 2021, que acusaram o historiador de ter torturado homens e sequestrado mulheres em 1976.
José Manuel Pureza também foi alvo de afirmações falsas e injuriosas, tendo avançado com uma queixa-crime contra Pedro Saraiva Gonçalves Frazão, vereador do Chega em Santarém, que acusou o dirigente bloquista de pedofilia.
Comments
Não os poupes, Mariana!
O que eles querem Mariana, é calar-te. Invejam a tua inteligência, a tua audácia, a tua persistência na denúncia das verdades que incomodam os donos disto tudo.
Não concebem que uma "miúda" enfrente cara a cara, olhos nos olhos, aqueles a quem estamos a pagar as dívidas.
Continua Mariana, não pares. Tens um caminho a percorrer e és a voz de quem, por medo, timidez ou desistência, não ousa dizer o que tu dizes.
Eles estão desesperados, Mariana. E mais vão ficar quando passarem a vida a percorrer as barras dos tribunais. Tribunais que não são os plenários, como os que existiam no tempo do regime que eles tanto idolatram, onde tantos já eram condenados antes da sentença.
Estão confiantes que a mentira penetre, num obscurantismo que tanto promovem, mas talvez se enganem.
Não os poupes, Mariana!
Add new comment