You are here

Política

Catarina Martins no comício de Torres Novas. Foto de Pedro Gomes de Almeida.

"O serviço postal é fundamental, a privatização degradou-o"

January 20, 2022

Em Torres Novas, Catarina Martins destacou que o reforço do Bloco será um passo para a recuperação do controlo público do serviço postal e sublinhou que o próprio responsável do PS por este tema reconheceu que a aquisição pelo Estado de uma quota de controlo dos CTT "não será uma medida com grande impacto orçamental".

Catarina Martins visitou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, 19 de novembro – Foto de Pedro Almeida

Catarina defende justiça climática contra direita que quer voltar a liberalizar eucaliptos

January 19, 2022

A coordenadora do Bloco defendeu em Setúbal que a resposta à emergência climática passa por reduzir as emissões poluentes, por profissionalizar a segurança das populações e dar meios aos bombeiros. “Estender a área de eucalipto, como quer o PSD, é absolutamente irresponsável”, frisou.

Sessão aberta a todas e todos, a inscrição obrigatória, participação limitada aos lugares disponíveis

Sessão “O papel da esquerda na luta climática”

January 18, 2022

A sessão tem lugar na próxima sexta-feira, 21 de janeiro, às 21h30, com intervenções de Joana Bregolat (Catalunha), Andreia Galvão (Portugal), Ayisha Siddiqa (Paquistão, EUA) e Daniel Tanuro (Bélgica) e moderação de Iara Sobral.

Bloco junta forças no próximo domingo em comício nacional

January 18, 2022

A 23 de janeiro, pelas 15h30, Catarina Martins participa num comício nacional do Bloco de Esquerda, que terá lugar no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A iniciativa conta com um momento musical protagonizado pela banda portuguesa SAL. Inscreve-te aqui.

No bairro Jamaica, Catarina garante que reforço do Bloco derrotará Ventura

January 18, 2022

Catarina Martins esteve no Bairro da Jamaica, no Seixal, onde apelou ao realojamento destas famílias que há anos aguardam por uma solução digna de habitação. Recordou que André Ventura foi condenado por insultos racistas a uma família deste bairro e afirmou que “não aceitamos que ninguém insulte famílias ou comunidades pela sua cor da pele”. 

O debate a nove nas redes

January 18, 2022

Costa atacou à esquerda e proferiu finalmente a expressão "maioria absoluta”. À direita liberalizou-se, trouxe-se o conservadorismo da “ideologia de género” e a prática do “marialvismo” quando as mulheres falaram.

Catarina quer descer IVA da eletricidade e IRS de quem vive do seu salário

January 17, 2022

Coordenadora do Bloco defende que “é com um sistema fiscal mais justo”, em que quem tem mais não foge às suas obrigações, “que podemos aliviar quem vive do trabalho” e investir em setores fundamentais como a Saúde e a Educação.

Observador recomenda voto no Chega aos eleitores "neutros"

January 17, 2022

O “votómetro” lançado pelo Observador promete aos leitores “em minutos, descobrir com que partidos se identifica mais nestas legislativas”. Se alguém responder sempre “neutro”, descobre que afinal é de extrema-direita.

“Temos a certeza que é possível fazer muito melhor”

January 17, 2022

Em campanha no Fundão, Catarina relembrou que, em 2015, foi o voto no Bloco que permitiu um caminho de valorização dos salários. Neste novo ciclo, “é possível fazer muito melhor no combate à precariedade, na valorização das pensões e reforço do SNS”.

Jessica Pacheco, candidata do Bloco pelo círculo dos Açores nas eleições legislativas de 2022

PS quer tirar aos Açores poder de autorizar entrada de cruzeiros científicos

January 17, 2022

O Governo da República quer retirar à região o controlo sobre investigação que navios internacionais fazem no mar dos Açores. Jessica Pacheco, candidata do Bloco de Esquerda às legislativas de 2022, alerta para o perigo desta intenção.

Catarina quer enfrentar interesses económicos para “acertar as contas” com o interior

January 16, 2022

Perante uma sala cheia em Viseu, Catarina Martins deixou “uma garantia aos poderosos que vampirizam Portugal: o Bloco está aqui contra a porta giratória dos interesses e da economia do privilégio, pela dignidade no trabalho, contra o crime económico e a corrupção”.

Barragens: Bloco começa campanha em Miranda para exigir imposto que EDP deve ao país

January 16, 2022

Catarina esteve com o movimento Terras de Miranda, que defende que os 110 milhões em dívida fariam “toda a diferença nesta região despovoada e abandonada pelo poder central”. Coordenadora bloquista sublinhou que “a história da EDP é uma história de privilégio, de bloco central e de portas giratórias”.

Venda do antigo Hospital do Desterro ao grupo económico Mainside “é inaceitável”

January 16, 2022

Beatriz Gomes Dias lamenta que o Estado “esteja a alienar património para a criação de mais um hotel quando há uma necessidade gritante de habitação a preços acessíveis na cidade de Lisboa”.

Já é possível pedir voto antecipado

January 16, 2022

Os eleitores e as eleitoras que pretendam exercer o seu direito de voto antecipadamente já podem efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente através da Plataforma Eletrónica até 20 de janeiro.

“Lição” que Costa prometeu dar à Galp afinal é borla de milhões

January 15, 2022

Nelson Peralta acusou o primeiro-ministro de não ter cumprido a promessa de dar uma "lição exemplar" à Galp depois do “disparate” em Matosinhos” e de se preparar agora para lhe oferecer milhões para a empresa utilizar na descontaminação dos solos.

Catarina quer tirar regras da troika da lei do trabalho

January 15, 2022

Em Aveiro, Catarina afirmou que a “historieta da direita” de que atacar os direitos dos trabalhadores e “dar mais borlas a quem mais tem faria a economia crescer provou-se errada”. “Nenhuma descida de IRC aos Amorim fez com que pagassem melhor aos trabalhadores da cortiça”, frisou.

Catarina Martins com trabalhadoras das cantinas - Foto de Pedro Almeida

“É prioritário um acordo para que os salários e os direitos do trabalho sejam levados a sério”

January 15, 2022

Num encontro com trabalhadoras e trabalhadores das cantinas, Catarina Martins afirmou: “Não é possível dizer a quem trabalha toda uma vida que trabalhará sempre a ganhar o salário mínimo ou condenar pessoas de quem dependemos para que este país funcione a contratos precários ano após ano”.

Em janeiro de 2021, Diana Santos só conseguiu votar na rua, ao fim de mais de uma hora, por falta de rampas de acesso – Foto de Diana Santos, facebook

Bloco pergunta ao Governo se direito ao voto das pessoas com deficiência está assegurado

January 15, 2022

Bloco lembra os direitos das pessoas com deficiência, alerta que num inquérito 6,2% das pessoas indicaram que tentaram votar mas não conseguiram e pergunta ao Governo que medidas vai tomar para garantir cabalmente o exercício do direito do voto às pessoas com deficiência.

Debate entre Catarina Martins e Francisco Rodrigues dos Santos

“Plano da direita para os impostos alivia sempre os mais ricos e as maiores empresas”

January 15, 2022

No debate entre Catarina Martins e Francisco Rodrigues dos Santos foram marcantes as diferenças, com a coordenadora bloquista a criticar a defesa da privatização dos transportes pelo CDS e a acusar a direita de "retirar soberania e capacidade de investimento" ao país.

Câmara Municipal de Lisboa. Foto de Vitor Oliveira/Flickr

Câmara de Lisboa foi multada em 1,2 milhões pela divulgação de dados de ativistas

January 14, 2022

A Comissão Nacional de Proteção de Dados multou a Câmara de Lisboa no processo de divulgação de dados pessoais de ativistas que convocavam manifestações. Executivo de Moedas diz que multa “coloca em causa opções e apoios sociais”, Bloco afirma que esta posição é “totalmente despropositada”.

Agricultura. Foto de Américo Meira/Flickr.

CAP exclui Bloco e PAN de debate

January 14, 2022

A Confederação dos Agricultores de Portugal diz que estes partidos são “anti-agricultura, anti-mundo rural”. O deputado Ricardo Vicente responde que “há muitos anos que a CAP se julga dona dos subsídios da PAC”, mas que o Bloco com as suas propostas estragou “o festim que habitualmente era silencioso”.

Catarina Martins em Vendas de Azeitão numa ação sobre habitação. Foto de Pedro Gomes Almeida.

IHRU tenta despejar famílias em Azeitão, Catarina quer garantir direito à habitação

January 14, 2022

Num dia dedicado ao direito à habitação, Catarina afirmou que “faltaram soluções para os problemas das pessoas” no debate entre Costa e Rio. E defendeu que o voto popular vale mais do que as declarações de quem “diz tudo e mais alguma coisa para tentar exigir maioria absoluta”.

Catarina Martins com dirigentes da FNAM. Foto de Pedro Gomes Almeida.

Para salvar o SNS, "a bipolarização não adianta nada”

January 14, 2022

A solução da direita é “privatizar tudo” e o PS “não tem querido avançar”. Assim, afirmou Catarina Martins em reunião com a Federação Nacional dos Médicos, “só com um PS que seja obrigado a negociar e com um Bloco como terceira força política é que encontraremos soluções” para o SNS.

Foto de PEDRO PINA/RTP/LUSA

Debate entre Costa e Rio não ata nem desata

January 13, 2022

Costa acenou com um Orçamento chumbado e disse que Rio é um perigo para o país por ser “insensível”. Rio acenou com um bilhete da TAP e contrapôs que o perigo era o cenário em que o Bloco viesse a ter ministros.

Fact check do debate António Costa - Catarina Martins

January 12, 2022

No debate mais aguardado da pré-campanha, houve troca de acusações. Mas correspondem à verdade? Vamos aos factos.