You are here

Luísa Costa Gomes vence prémio do Correntes D’Escritas

Pela primeira vez, um livro de contos é distinguido com o principal prémio do encontro literário que se realiza na Póvoa de Varzim.
Luísa Costa Gomes. Imagem FFMS/Youtube

A escritora Luísa Costa Gomes, com o livro “Afastar-se”, é a vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa 2022, o principal no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas. A entrega do prémio irá ter lugar este sábado na Póvoa de Varzim, durante o encontro que junta mais de 60 autores de expressão ibérica.

O livro distinguido contém 13 contos sobre água. “Fui colecionando ao longo de mais de cinco anos contos que de uma maneira ou de outra metem água”, frisou a autora lisboeta nascida em 1954, citada pela organização do encontro. “Será esta coleção, talvez, em arco abrangente, uma reconciliação pela água: um livro termal, se quiserdes. Em muitos destes contos se reivindica o primado da experiência vivida, seja ela de jibóias!, na elaboração formal que lhe faz a vénia. Na vida da água que nos faz sonhar (só de olhar) reconhecemos a nossa própria sobrevida. Mas o lapidar é o lapidar e o que se escreve na água…”.

Segundo a agência Lusa, o júri destacou “a coerência na diversidade deste livro de contos, género em que a autora se tem destacado ao longo de 40 anos de vida literária, bem como a constante procura da forma adequada que Luísa Costa Gomes persegue em cada conto”.

O mesmo júri do prémio,  constituído por Ana Maria Pereirinha, Carlos Quiroga, Carlos Vaz Marques, Isabel Lucas e Isabel Pires de Lima, destacou ainda “o rigor consistente” e "o contundente uso da ironia” na escrita de Luísa Costa Gomes.

Autora de romances, contos e crónicas, além de traduções literárias, nomeadamente para teatro, Luísa Costa Gomes tem visto a sua obra distinguida com vários prémios, como o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores em 1997 pelo livro “Contos Outra Vez”, ou os prémios Fernando Namora/Estoril Sol e do PEN Clube em 2010, com o romance “Ilusão (ou o que quiserem). Mais recentemente, foi-lhe atribuído o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues com "Florinhas de Soror Nada, a Vida de Uma Não-Santa”, de 2018.

Termos relacionados Cultura
(...)