You are here

Lisboa vai abrir mais 350 vagas para o pré-escolar no próximo ano letivo

O reforço chega a 12 escolas públicas e o número total de vagas vai ultrapassar a fasquia das cinco mil. O vereador bloquista Manuel Grilo destaca o papel da comunidade escolar para atingir este objetivo.
Criança a desenhar
Escolaglobal / Flickr

No ano letivo 2020/2021, o ensino pré-escolar da rede pública de Lisboa vai contar com 5.237 vagas, o que representa um aumento de 7% face às 4.887 do ano corrente.

Em entrevista à agência Lusa, o vereador bloquista da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Grilo, declarou que este reforço “faz-se com toda a comunidade escolar, aproveitando toda a boa vontade dos funcionários e os espaços disponíveis em cada equipamento”.

O vereador com os pelouros da Educação e Direitos Sociais afirma ser “um orgulho poder inaugurar 350 novas vagas no pré-escolar na cidade de Lisboa, em especial neste período tão difícil para tantos”.

As escolas abrangidas serão as escolas básicas Professor Agostinho da Silva, Infante Dom Henrique, Convento do Desagravo, dos Loios, Bairro São Miguel, Adriano Correia de Oliveira, Mestre Querubim Lapa, Arquitecto Vitor Pala, Professor Manuel Sérgio e dos Moinhos do Restelo, e nos jardins de infância de Belém e Alexandre Rodrigues Ferreira.

Manuel Grilo anunciou também que, pela primeira vez, a rede pública de pré-escolar e o 1.º ciclo terão um Guia Informativo bilingue, em português e inglês, “espelhando a interculturalidade” da cidade de Lisboa.

Segundo apurou a agência Lusa, “as matrículas para o pré-escolar (crianças entre os 3 e os 6 anos) e para o 1.º ano de escolaridade abriram na segunda-feira e decorrem até 30 de junho, (…) o pedido de matrícula deve ser preferencialmente apresentado pela Internet, no portal das matrículas, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças”. Em alternativa, o pedido de matrícula pode ser realizado na escola sede do respetivo agrupamento.

Termos relacionados Política
(...)