You are here

Inflação atinge valor mais alto desde 1992

Em setembro a inflação, em termos homólogos, aumentou 0,4% face ao mês anterior e ultrapassou a fasquia dos 9%, fixando-se em 9,3%. Este é o valor mais elevado desde outubro de 1992.
Foto de Paulete Matos.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 9,3% em setembro, taxa superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde outubro de 1992”, aponta a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE refere ainda que “o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 6,9% (6,5% no mês anterior), registo mais elevado desde fevereiro de 1994”.

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 16,9%, face aos 15,4% registados em agosto, o que representa a taxa mais elevada desde julho de 1990. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite a comparação com outros Estados-membros da União Europeia terá registado uma variação homóloga de 9,8%, superior em 0,5 p.p. ao valor do mês anterior.

Termos relacionados Sociedade
(...)