You are here

Dois terços das crianças do 2º ano não respondem às questões de gramática

Em 2019, a percentagem era de 38,2%. Os dados divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) ajudam a perceber o efeito da ausência de aulas presenciais no percurso escolar dos alunos.
Foto de Paula Nunes

No dia 27 de setembro, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) divulgou dados que dão a conhecer o estado do percurso escolar dos alunos no ano da pandemia e o problema é comum a todos os anos e disciplinas analisadas.

Sem provas de aferição em 2021, devido à pandemia da covid-19, foi realizado um estudo amostral aos alunos do 2º, 5º e 8º ano, num universo total de 49 mil alunos. As provas foram feitas de três formas: Através de perguntas básicas, de nível médio e elevada complexidade.

Mais de 80% dos alunos do 8º ano não conseguiram responder às perguntas sobre Matemática que envolvessem raciocínio. No 5º ano, quase metade dos alunos falharam as perguntas de Português, 48,1%.

Nas perguntas mais simples, na disciplina de Português do 2º ano, 64,8% conseguiram reproduzir algum conhecimento e em Matemática e Estudo do Meio foi 56,6% e 55,2%, respetivamente, o que representa valores abaixo de 2019.

No 5º ano e também nas perguntas mais simples, 44,5% dos alunos não conseguiram aplicar o que aprenderam nas aulas de Português. No 8º ano e na disciplina de Matemática, só 39,7% conseguiram responder às perguntas mais básicas.

O IAVE explica que “a complexidade cognitiva das perguntas está relacionada com a complexidade requerida ao aluno na organização da resposta a cada item - se o aluno apenas tem de mobilizar conhecimento adquirido para efetuar um cálculo ou identificar informação explícita num texto ou se tem de interpretar no texto elementos que permitem identificar informação implícita ou justificar um raciocínio”.

A dificuldade de raciocinar já acompanha os alunos há vários anos, são reportadas desde 2007. Os relatórios divulgados em 2018, que comparava com os de 2016 e 2017, já diagnosticaram que a grande dificuldade dos alunos do ensino básico acontece quando é necessário raciocinar, argumentar ou relacionar conceitos.

Alguns dados positivos são o aumento de percentagem de alunos do 2º ano que conseguiram vingar nos domínios de Português, passando de 23,5% para 31,3%.

Termos relacionados Sociedade
(...)