CP vai precisar de mais mil carruagens para manter oferta atual

04 de February 2021 - 16:04

O Presidente da CP, Nuno Freitas, defende que o investimento tem de arrancar em breve, pois daqui a 20 anos a grande maioria da frota terá mais de meio século de utilização.

PARTILHAR
Estação do Peso da Régua
Estação Ferroviária do Peso da Régua | Foto de Diego Garcia

Nuno Freitas, Presidente da CP - Comboios de Portugal, alertou para o facto de ser necessário investir em novas carruagens nos próximos anos, de acordo com o Jornal Económico.

O Presidente da CP disse na conferência Railway Summit 2021 que “dentro de 20 anos toda a frota tem mais de 40 anos e a grande maioria mais de 50 anos. Isto significa que só para manter a oferta atual a CP vai precisar de mais mil carruagens”.

Para o presidente da CP, o setor da ferrovia planeia-se a dez anos. E só para manter a atual oferta, a CP vai precisar de 250 comboios de 100 metros nos próximos vinte anos. “Um comboio urbano de 100 metros custa 10 milhões de euros, um comboio de alta velocidade pode custar entre 25 a 35 milhões de euros. Não é por acaso que o material circulante que temos foi construído em Portugal, é precisamente porque nós não temos dinheiro para isto”, referiu.

A CP está a trabalhar na renovação da frota, nomeadamente com a aquisição de 117 comboios urbanos e regionais para substituir os comboios antigos. Ao mesmo tempo, há material circulante que está a ser recuperado: “Foram 11 carruagens convencionais, três locomotivas diesel, sete locomotivas elétricas e cinco unidades múltiplas elétricas quádruplas, num investimento de 6,5 milhões de euros”, sublinhou o líder da empresa.

Termos relacionados: Sociedade