You are here

Campanha Zero Discriminação no VIH é lançada em Lisboa

Neste Dia Internacional da Luta contra o VIH/SIDA, 1 de dezembro, Manuel Grilo, vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, afirma que "é necessária uma resposta política para eliminar o estigma e a discriminação das pessoas que vivem com VIH”.

O projeto Lisboa Sem Sida lança a campanha Zero Discriminação, neste dia mundial da luta contra a SIDA.

Segundo comunicado do gabinete do vereador Manuel Grilo, a campanha Zero Discriminação terá materiais informativos online e em formato físico, um quiz educativo e materiais audiovisuais para a internet. O objetivo é eliminar o estigma e a discriminação, dando visibilidade positiva a quem vive com o VIH.

Manuel Grilo, vereador do pelouro de Educação e Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, considera que "é necessária uma resposta política para eliminar o estigma e a discriminação das pessoas que vivem com VIH, quer seja no trabalho, nos serviços de saúde, no acesso aos seguros ou em contexto social, familiar ou íntimo." Por isso, "esta terceira campanha municipal aborda a não discriminação, enquanto pilar da estratégia da cidade para eliminar a infeção por VIH até 2030".

No comunicado, é citado o coordenador do Centro Anti-Discriminação VIH e Sida, João Brito, que refere: "não há dúvida que o tratamento para a infeção por VIH teve uma evolução enorme. No entanto, não podemos dizer a mesma coisa relativamente ao estigma e à discriminação que existe em relação às pessoas que vivem com VIH". E acrescenta "a única forma de eliminar o estigma e a discriminação é explicar às pessoas como é que se transmite e como é que não se transmite a infeção".

O comunicado salienta também que, nos últimos 40 anos, os tratamentos e a prevenção evoluíram muito mas o estigma e a discriminação mantêm-se, afetando duramente as pessoas que vivem com VIH.

Segundo o estudo Stigma Index, realizado em 2013 pelo Centro Anti-Discriminação VIH e Sida, as pessoas que vivem com VIH são discriminadas uma ou mais vezes por ano, mas 60% não confrontam quem as discrimina. Além disso: - 51% das pessoas que vivem com VIH são alvo de difamação; 21% são forçadas a mudar de funções no trabalho; 11% são excluídas de atividades familiares; 9% viram ser-lhes recusados cuidados de saúde.

A campanha agora lançada pretende sensibilizar para o impacto do estigma, melhorar o conhecimento sobre a infeção e contribuir para fazer de Lisboa uma cidade que não discrimina as pessoas que vivem com VIH.

Todos os materiais da campanha e informação adicional estão disponíveis no site oficial da iniciativa: www.cm-lisboa.pt/lisboasemsida

Termos relacionados Sociedade
(...)