You are here

Aveiro: Nelson Peralta acusa Ribau Esteves de premiar indústria do turismo e especulação

No debate televisivo entre candidatos à Câmara Municipal de Aveiro, o candidato do Bloco de Esquerda propôs novas políticas de habitação acessível, nomeadamente a obrigação de 25% de novos imóveis a custos controlados.
O candidato do Bloco de Esquerda criticou ainda a venda de terrenos públicos, onde nasceram imóveis privados a custos proibitivos, e fez três propostas.
O candidato do Bloco de Esquerda criticou ainda a venda de terrenos públicos, onde nasceram imóveis privados a custos proibitivos, e fez três propostas.

O candidato do Bloco de Esquerda â Câmara Municipal de Aveiro, Nelson Peralta, marcou o debate televisivo da campanha autárquica da cidade, transmitido pela RTP3, com críticas à política de austeridade e especulação imobiliária de Ribau Esteves, presidente da câmara eleito pelo PSD desde 2013.

“A política de Passos Coelho já foi derrotada no país e Ribau Esteves copia em Aveiro. Há um antes e um depois na Câmara Municipal de Aveiro a nível dos impostos. Antes de Ribau Esteves, o bolo de impostos estava nos 21 milhões de euros. Agora, subiu para o dobro e mantém-se. Esta é a marca de austeridade de Ribau Esteves”, começou por dizer Nelson Peralta.

“Ao mesmo tempo que tivemos impostos no máximo, tivemos serviços públicos no mínimo”. E deu como exemplo “os transportes públicos”, já profundamente debilitados “pelo desinvestimento da direita” que foram depois privatizados.

“Agora temos muito menos autocarros e serviços regulares. Há quem tenha perdido rendimento porque precisava do autocarro para trabalhar e não pode porque Ribau Esteves privatizou” os serviços.

E relembrou uma “frase emblemática” do atual presidente da Câmara de Aveiro, quando, face às dezenas de trabalhadoras da autarquia que seriam prejudicadas diretamente pela privatização dos transportes públicos, afirmou que “não se preocupem porque no meu carro cabem quatro e ainda cabem mais algumas na bagageira. Este é o respeito que Ribau Esteves tem em relação à população, aos serviços públicos e à qualidade de vida de Aveiro”, concluiu.

Ribau Esteves, enervado com as críticas de Nelson Peralta, recusou responder aos diferentes candidatos no debate, pedindo antes uma entrevista na RTP.

O candidato bloquista relembrou que “estamos em plena crise e mesmo assim a Câmara Municipal decidiu manter 50 milhões de euros de orçamento transitado”, relembrou.

Mas a questão central, afirma, é se “o aumento de impostos serviu para o bem público, ou não?”, questiona. No entender do candidato do Bloco de Esquerda, o aumento de impostos de Ribau Esteves serviu para “premiar a indústria do turismo e especulação imobiliária, mas não serviu para resolver o problema das pessoas”.

Para um trabalhador com salário médio em Aveiro, atualmente nos €1243, a habitação em Aveiro é inacessível, explica. “As pessoas e jovens que querem iniciar a sua vida independente não conseguem arranjar casa porque o preço dos imóveis é proibitivo”.

Face a este problema, Nelson Peralta relembra as palavras de Ribau Esteves numa entrevista de 2018: “sou um liberal e o mercado está a resolver o problema”. Sucede que, desde então, o mercado agravou o preço de arrendamento ou de aquisição de imóveis em Aveiro.

O candidato do Bloco de Esquerda criticou ainda a venda de terrenos públicos, onde nasceram imóveis privados a custos proibitivos, e fez três propostas. Em primeiro lugar, a regra de que os terrenos públicos são para habitação pública a preços controlados. Em segundo lugar, garantir 25% de novas habitações a custos controlados. Por último, propõe que os imóveis devolutos devem ser resgatados pela câmara municipal para oferecer habitação pública a custos controlados.

Termos relacionados Autárquicas 2021, Sociedade
(...)