You are here

Autárquicas 2021

“É uma vergonha que Viseu não tenha um por cento sequer de oferta pública de habitação”

September 21, 2021

A cabeça de lista do Bloco à Câmara de Viseu, Manuela Antunes. quer ver asseguradas “soluções de habitação que regulem o mercado e baixem os preços”. O regresso da ferrovia a Viseu e o investimento em transportes públicos são outras das prioridades da candidatura.

 

Fotogaleria: Campanha em Barcelos e Braga

September 21, 2021
Fotos da arruada e comício do Bloco em Barcelos e do comício em Braga nas autárquicas de 2021. Fotos de Miguel Martins.
“Não desistimos da cidade fomos a única oposição à esquerda que não viabilizou os orçamentos poucochinhos de Rui Moreira”, relembrou Sérgio Aires. foto de Fernando Veludo, Lusa..

Porto: "Um vereador do Bloco é a garantia contra a prepotência da maioria absoluta"

September 20, 2021

No comício que reuniu os candidatos de todos os concelhos do distrito do Porto, foi transversal a necessidade de combater as maiorias absolutas e os problemas que elas criaram nas últimas décadas, seja nas negociatas de privatização das águas ou do caso Selminho, seja na falta de políticas de habitação acessível.

O Bloco de Esquerda realizou um comício na cidade do Porto - Foto de Andreia Quartau

Catarina: “No poder local também está na altura de mudar”

September 19, 2021

Catarina Martins apelou também à eleição do primeiro vereador do Bloco de Esquerda na Câmara do Porto, que “será a garantia da esquerda socialista que não desistiu do Porto na Câmara Municipal”.

Comício do Bloco em Lisboa - Foto de Ana Mendes

Vereadores sublinham a “utilidade do Bloco nas autarquias”

September 19, 2021

No comício de Lisboa, Beatriz Gomes Dias (Lisboa), Deolinda Martin (Amadora), Carlos Patrão (Vila Franca de Xira) e Manuel Grilo (vereador em Lisboa), dos problemas dos seus concelhos, do trabalho que o Bloco tem feito e das alternativas que apresenta.

Autárquicas: Imigrantes vão a votos em listas do Bloco

September 19, 2021

Cyntia, Enara e Rafael vieram do Brasil, Diego da Galiza, Catherine de França e Afrazour do Bangladesh. São algumas das dezenas de imigrantes que intervêm na política local, candidatando-se nas listas do Bloco de Esquerda às eleições de 26 de setembro. Fomos conhecê-los melhor. 

Catarina Martins visitou a Feira da Estela na Póvoa de Varzim - Foto de Andreia Quartau

Catarina não esquece baixas pensões que penalizam sobretudo as mulheres

September 19, 2021

A coordenadora bloquista lembrou neste domingo que, na legislatura passada foi possível melhorar as pensões das longas carreiras contributivas, e apontou que “é preciso continuar a trabalhar para dar justiça a quem trabalhou toda a vida”.

Catarina Martins em Miranda do Corvo - foto de Andreia Quartau

“Opções de investimento devem ter em conta as questões ambientais”

September 18, 2021

Na visita a uma associação de baldios em Miranda do Corvo, Catarina Martins defendeu que é preciso apostar no desenvolvimento rural, numa floresta mais resiliente e salientou que os financiamentos nesta área devem ter em conta os postos de trabalho que são criados.

Catarina Martins e Carla Castelo em Oeiras.

Carla Castelo quer proteção do ambiente e transparência para “evoluir Oeiras”

September 18, 2021

A cabeça de lista da coligação quer “acabar com este ciclo de betão e alcatrão em Oeiras” e implementar um “mudança consciente” face a um modelo de desenvolvimento “anacrónico e que vai contra o interesse público”. Catarina Martins salienta “uma convergência de programa muito importante” em torno destas ideias.

Catarina Martins em Abrantes - Foto de Andreia Quartau

Abrantes: Catarina lembra luta contra descargas ilegais e pede “coragem” para proteger o Tejo

September 17, 2021

A coordenadora do Bloco acompanhou o vereador Armindo Silveira na visita a um açude mal feito em Abrantes, que provocou toneladas de peixes mortos e a Câmara não criou alternativas. Catarina Martins salientou a importância da luta ambiental e a coragem de enfrentar os grandes poderes.

Helena Pinto destacou que “o Bloco de Esquerda propôs e conseguiu que todos os eventos neste concelho tenham tradução em Língua Gestual Portuguesa” - Foto de Andreia Quartau

Torres Novas: “Não faltámos à chamada quando foi preciso defender o povo desta terra”

September 17, 2021

Helena Pinto, candidata à Câmara Municipal de Torres Novas e atual vereadora, lembrou que há cinco anos o povo da terra “saiu à rua em defesa da Ribeira da Boa Água e do rio Almonda e contra a Fabrióleo” e defendeu “um novo alento à habitação” no concelho.

Luís Fazenda homenageou Jorge Sampaio no comício em Torres Novas – Foto de Andreia Quartau

“Tirem da Constituição o que lá puseram e que impede a regionalização”

September 17, 2021

Em Torres Novas, Luís Fazenda homenageou Jorge Sampaio e, a propósito da proposta do PSD de pôr o Tribunal Constitucional em Coimbra, denunciou que PS, PSD e Marcelo Rebelo de Sousa “criaram uma armadilha na Constituição que impede e bloqueia completamente essa regionalização”.

Beatriz Gomes Dias

Lisboa: Bloco quer criar 5 mil camas em residências universitárias

September 17, 2021

Beatriz Gomes Dias reuniu com estudantes e visitou a residência universitária do Pólo da Ajuda, inaugurada durante o atual mandato. O reforço da oferta de camas foi uma das propostas do Bloco incluídas no acordo de governação da cidade.

Catarina Martins afirmou em Torres Novas que “o Bloco de Esquerda é o único partido que enfrenta sempre o lóbi das elétricas” - Foto de Paulo Cunha/Lusa

"O Bloco foi o único partido a enfrentar as elétricas para baixar a conta da luz"

September 17, 2021

Em Torres Novas, Catarina Martins lembrou que no passado dia 6 apresentou propostas para evitar uma "bomba-relógio" nos preços da eletricidade, enquanto o PS “assobia para o lado e não é sequer capaz de implementar em Portugal as medidas que o governo em Espanha está a implementar”.

Alexandra Vieira

Braga: Alexandra Vieira quer mais habitação pública para baixar rendas

September 16, 2021

Com o preço das rendas de casa a disparar para “valores exorbitantes” nos últimos anos, a candidata bloquista quer “tornar a habitação uma prioridade” do município. E defende a construção de duas novas residências universitárias na cidade.

A grande maioria dos candidatos não reconhece que os recursos desproporcionalmente dedicados a veículos motorizados impeça que as alternativas de mobilidade suave se afirmem. Foto de António Pedro Santos via Lusa.

Autárquicas: Zero desafia candidatos a defenderem cidades mais sustentáveis

September 16, 2021

No arranque da campanha eleitoral, a associação ambientalista apresentou propostas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, apostando na mobilidade suave e no combate à pobreza energética.

Das seis candidaturas à Câmara Municipal de Odemira, apenas a do Bloco de Esquerda “se opõe inequivocamente ao aumento para o triplo da área de agricultura intensiva em pleno parque natural”, relembra Pedro Gonçalves, na imagem à esquerda de Catarina Martins. Foto esquerda.net.

Odemira: Catarina garante luta contra trabalho forçado no “mar de plástico” das estufas

September 16, 2021

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o Governo de, com a cumplicidade da autarquia de Odemira, ter criado um “Simplex para licenciar mais plástico” das estufas e criar “cidades de contentores” para os trabalhadores migrantes.

"É necessário alterar radicalmente a mobilidade em Lisboa"

September 15, 2021

No debate da RTP entre candidaturas à Câmara de Lisboa, Beatriz Gomes Dias defendeu que "os utilizadores de bicicleta, os peões e transportes públicos têm de ter prioridade na cidade”.

 A Amadora pode e deve ter uma vida de concelho e não uma vida de dormitório”, explica Catarina Martins, na imagem com Deolinda Martin. Foto de esquerda.net

Amadora: Catarina antevê “derrota eleitoral e moral” do PSD e quer tirar maioria absoluta ao PS

September 15, 2021

A reeleição da Deolinda Martin “é o que pode permitir que o PS não tenha maioria absoluta e que a esquerda possa ter uma palavra na governação da cidade”, com “avanços determinantes em áreas como a habitação, transportes, vida e segurança do concelho”.

Lisboa: Bloco quer reconverter Academia Militar em habitação e espaços verdes

September 15, 2021

Beatriz Gomes Dias apresentou o projeto do Bloco para “devolver à cidade” o espaço de 77 mil metros quadrados, com uma residência universitária, casas com renda acessível, equipamentos desportivos, polo cultural e jardim.

Catarina Martins, Carlos Patrão e Maria José Vitorino em viagem de comboio entre Lisboa e Vila Franca de Xira. Foto de Andreia Quartau.

“É preciso acabar com a política velha”

September 15, 2021

Catarina Martins diz que política velha é aquela em que “para a habitação o que vale é o mercado e a especulação imobiliária” e para os transportes o carro individual. Carlos Patrão, candidato a Vila Franca de Xira defende “o congelamento dos perímetros urbanos e mais transportes públicos, com mais frequência e horários alargados”.

Comício autárquico em Loures.

Loures: Bloco quer eleger um vereador contra a especulação

September 15, 2021

No comício de abertura da campanha em Loures, Fabian Figueiredo sublinhou os problemas de habitação no concelho e Catarina Martins manifestou-se contra a “desresponsabilização” do poder local que se coloca “como se não tivesse instrumentos para mudar o que está mal”.

Porto: Sérgio Aires quer acabar com a “monocultura do turismo”

September 14, 2021

O candidato à Câmara do Porto defendeu no debate da RTP que só a eleição de um vereador do Bloco fará a diferença no executivo municipal, com mais transparência e combate ao modelo da “cidade-negócio” de Rui Moreira.

Lisboa: Programa Renda Acessível deve ser 100% público

September 14, 2021

Beatriz Gomes Dias considera que este programa “é a resposta que deve ser dada em Lisboa para poder trazer de volta pessoas à cidade e combater a grave crise de habitação”.