You are here

Aquecimento global atinge os 2ºC

A Terra ultrapassou na semana passada o marco histórico de um aumento de 2ºC em relação à temperatura na época pré-industrial. Este foi o limite acordado na Cimeira do Clima em Paris e terá consequências devastadoras.
Gráfico publicado no Twitter do metereologista Eric Holthaus que mostra o aumento de 2ºC alcançado a 3 de março de 2016.

A Terra ultrapassou na 5ª feira da semana passada o marco de um aumento de 2ºC em relação à temperatura na época pré-industrial. O aumento de 2ºC, recorde-se, foi o limite imposto pelo acordo de Paris e terá enormes consequências em todo o planeta. Estes dados apontam para que o planeta Terra já tenha entrado num ciclo imprevisível de sobreaquecimento.

O registo do aumento de 2ºC foi detetado no Hemisfério Norte pela primeira vez desde que há registo, e alguns cientistas defendem que este valor nunca tinha sido foi alcançado na história. O ano passado foi o ano mais quente de que há registo, o mês de janeiro foi o mês de janeiro mais quente de que há registo e o mês de fevereiro, ao que tudo indica, seguirá o mesmo caminho. Estes são alguns dos muitos registos de valores anormais que podemos salientar sobre este tema.

A Terra demorou desde a era pré-industrial até outubro de 2015 a alcançar um aumento de 1ºC. Alcançou um aumento de outro grau Celsius, ainda que brevemente, apenas cinco meses depois. O valor da temperatura mínima no mar Ártico nunca foi tão elevado como neste inverno. Evidentemente, sendo este um ano de El Niño, é expectável que as temperaturas globais aumentem, mas o efeito do El Niño no mar Ártico não é conhecido, mas será provavelmente pequeno. Este aumento de temperatura demonstra a insuficiência do acordo fraco e sem vinculação nem sentido de justiça alcançado em Paris.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
Comentários (1)