You are here

Almaraz regista primeiro incidente do ano

O Conselho de Segurança Nuclear espanhol comunicou esta terça-feira mais um incidente na central nuclear. Em Lisboa, a Assembleia Municipal aprovou moções contra o prolongamento da vida da central nuclear.
Greenpeace em Almaraz
Foto Greenpeace

Depois de sete incidentes registados em 2016, tornando-se a central nuclear espanhola com mais registos de anomalias, Almaraz voltou esta semana a revelar falhas, desta vez classificadas provisoriamente com o grau zero (o menos perigoso) pelo Conselho de Segurança Nuclear espanhol.

O incidente está relacionado com a falha no funcionamento de um dos botões que serve para verificar o funcionamento dos geradores a diesel, que são acionados automaticamente em caso de falha do arranque das bombas de água que servem a central. Esta falha de segurança foi detetada durante um ensaio e as autoridades responsáveis pela segurança nuclear no país vizinho dizem que “não teve repercussão nem nas pessoas nem no meio ambiente”.

Para o deputado Jorge Costa, do Bloco de Esquerda, o incidente faz parte de “uma longa série” de casos semelhantes nesta central nuclear “caduca”. Em declarações ao esquerda.net, Jorge Costa acusa “a Endesa, a Iberdrola e a Gas Fenosa, sob proteção do governo espanhol do PP” de porem “sob ameaça as populações e o Tejo”.

Após a aprsentação da queixa contra o aterro que tem por objetivo estaender o funcionamento da central nuclear, o deputado bloquista desafia o governo a “assumir claramente o mandato conferido pelo parlamento por unanimidade: o objetivo de Portugal é o fecho da central nuclear de Almaraz”.

Lisboa: deputados municipais querem fim da central de Almaraz

Também esta terça-feira, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou moções apresentadas pelo Bloco de Esquerda,  Verdes e MPT a defender o encerramento da central situada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa. As duas últimas defendiam a condenação da decisão espanhola de construir uma nova central de armazenamento de resíduos nucleares e foram aprovadas por unanimidade.

A moção do Bloco, que defendia “a necessidade de encerramento da central nuclear de Almaraz” foi aprovada com a abstenção do PSD, que também votou contra o ponto que saudava os manifestantes que protestaram em frente ao consulado espanhol na semana passada.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)