You are here

Allgrave em protesto contra exploração de petróleo e gás

O movimento de cidadãos contra a exploração de petróleo e gás no Algarve (Allgrave) promove hoje um conjunto de iniciativas, em Faro, para alertar sobre os perigos deste tipo de explorações pode ter para a região.
População algarvia teme os riscos associados à exploração de gás e petróleo

Esta ação vai decorrer na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro, e inclui workshops, uma marcha de protesto e uma palestra com a participação da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), organização que agrupa associações ambientalistas e de defesa do património e que se tem oposto à exploração de hidrocarbonetos na região.

O Allgrave apela aos participantes para “dizer não em uníssono” durante a manifestação, que percorrerá algumas das principais artérias de Faro

“O Allgrave apela aos participantes para “dizer não em uníssono” durante a manifestação, que percorrerá algumas das principais artérias de Faro, como a Avenida da República, o Largo da Madalena, a Rua do Refúgio e a Avenida 5 de Outubro, passando também pela Câmara de Faro de caminho à sede da ARCM, na zona antiga da cidade.

Alerta contra os riscos

“A PALP organiza uma sessão de esclarecimento intitulada “Para quê criar mau ambiente?” e vai dar a conhecer as concessões, os métodos para extração usados pelas companhias petrolíferas e os riscos ambientais envolvidos”, refere em comunicado a associação

A iniciativa conta ainda com a “participação da Algarve Surf and Marine Activities Association, que fará uma palestra sobre o ativismo” contra a explorações de petróleo e gás natural, denominada “Nem um furo, nem agora, nem no futuro”.

Esta iniciativa terá também demonstrações de alternativas energéticas, como a energia solar, a exibição de documentários ou concertos de bandas como os Íris, Biopsia, Rhakatta, Epiphany, Al-Khimia, G.I.G.GY, The Wax Flalmingos, Trauma, Slug, A Chama e Canhões de Guerra.

De acordo com informação publicada no site da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, em mar alto, no Algarve, foram adjudicadas quatro concessões, atualmente todas detidas pelo consórcio Repsol/Partex.

Para a prospeção e eventual exploração de petróleo em terra ("onshore"), foram assinados, em setembro passado, contratos para duas áreas de concessão no Algarve (Aljezur e Tavira) , com a empresa Portfuel, Petróleos e Gás de Portugal, Lda.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Petróleo em Portugal, Ambiente
(...)