You are here

Administração de Saúde do Norte faz acordos com privados

Os acordos são com o grupo Lusíadas Saúde, para tratar doentes não-covid e com o grupo José de Mello, para tratar doentes covid. Por estes, a CUF receberá 1.962 euros por casos de menor gravidade e 12.861 pelos de maior.
Salvador de Mello, presidente da José de Mello Saúde – Foto de José Sena Goulão/Lusa
Salvador de Mello, presidente da José de Mello Saúde – Foto de José Sena Goulão/Lusa

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) concretizou esta semana acordos com o Hospital CUF-Porto do grupo José de Mello e com o grupo Lusíadas Saúde.

1.962 euros pelos casos de menor gravidade e 12.861 pelos mais graves

Segundo o Expresso, o acordo estabelecido entre a ARS Norte e a CUF prevê a possibilidade de transferência de doentes com a covid-19 do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da ARS Norte para o Hospital CUF Porto.

Ao jornal, uma fonte do grupo José de Mello, a CUF disponibilizará, “em função da sua ocupação, as camas existentes no Hospital CUF Porto para doentes com covid-19”. Este hospital tem atualmente 20 camas para infetados e está a criar “condições para aumentar, já nos próximos dias, a capacidade para 30 camas”.

Há cerca de uma semana, a ARS Norte tinha assinado um acordo com o Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa, para receber dez doentes covid do centro hospitalar do Tàmega e Sousa. Ver notícia no esquerda.net

De acordo com o jornal, o articulado que define os protocolos de adesão (disponível no site da ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde) “determina o pagamento de 1.962 euros por cada episódio de internamento sem ventilação ou com ventilação até 96 horas e de 12.861 euros nos casos mais graves e que permanecem além de quatro dias no hospital com recurso a ventilação”. Os protocolos estabelecem que podem também ser transferidos doentes com outras patologias.

Em post no facebook, o eurodeputado bloquista José Gusmão escreve:

“CUF assina protocolo com ARS norte: €1.962 nos casos com menor gravidade e €12.861 nos graves. Com milhares de empresas em dificuldades no país, a saúde privada continua a beneficiar de tratamento VIP. Por isto é que precisamos da requisição civil”.

Acordo com o grupo Lusíadas Saúde

Posteriormente, foi divulgado um segundo acordo da ARS Norte, este com o grupo Lusíadas, relativo aos seus hospitais de Porto e Braga. Segundo o Eco, este grupo está a reajustar o perfil dos hospitais Lusíadas de Porto e Braga, “para ajudar o Sistema Nacional de Saúde no combate à pandemia”.

Os hospitais Lusíadas de Porto e Braga terão condições para internar doentes não covid com “patologia médica em fase aguda”. A Lusíadas Saúde refere também que “está ainda a ser ultimada a negociação de capacidade com um Hospital de referência, no Porto, para acelerar a execução das cirurgias urgentes em lista de espera, num total de 25 camas médicas e cirúrgicas”.

O grupo refere ainda que o Hospital Lusíadas Porto está a “estudar a possibilidade” de internar doentes com covid-19, mas diz que “aguarda a atualização do respetivo protocolo por parte do Ministério da Saúde”.

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Sociedade
(...)