Está aqui

Vende-se imóvel: ótimo investimento para visto gold

A crise anterior deu-nos uma lição: colocar direitos fundamentais, como a habitação, à mercê das elites é perigoso; colocar a responsabilidade da crise nos mais fracos é injusto, violento e, como ficou provado, má política económica. Artigo de Vasco Barata.
Foto Eric Caballero/Flickr

Na noite escura da Troika e do Governo PSD/CDS, uma casa podia ser tudo: podia ser um hotel (veja-se o nascimento, logo devastador, dos alojamentos locais), uma forma de violência (criação do Balcão Nacional de Despejos que, cinicamente, chamaram do arrendamento), ativo financeiro, mecanismo de lavagem de dinheiro e de favorecimento de práticas de corrupção (vistos gold). Podia ser tudo, menos uma casa.

Passadeiras vermelhas

PSD e CDS tinham um plano para a economia e para as cidades. Os vistos gold seriam uma oportunidade única para criação de emprego e, lateralmente, alguns seriam atribuídos através de compra de habitação. Não tivesse este regime destruído a vida de tantas pessoas e diríamos que era uma anedota.

Os números são devastadores para quem defende os vistos gold. Estes serviram para crime económico, para especulação imobiliária e mais recentemente, já em plena crise da COVID-19, para a comunidade chinesa organizar a quarentena dos recém-regressados naqueles imóveis vazios. Mas vejamos os números: dos 8.125 vistos atribuídos, 7.655 foram através da aquisição de propriedades, 552 através da transferência de capital e 17 pela criação de 10 postos de trabalho ou mais. Tratou-se, portanto, da venda de vistos de residência. Enquanto os imigrantes pobres ou de classe média esperavam pelo calvário burocrático do SEF, as classes ricas aderiam a uma rede de corrupção (que originou a investigação labirinto) que lhes permitia ter este visto de forma célere e, assim, lavarem dinheiro. Estas são as conclusões de um relatório da Comissão ao Parlamento Europeu, onde é pedido o fim dos vistos gold e onde é denunciada a falta de mecanismos de controlo específicos sobre a origem dos fundos investidos e de uma fiscalização da idoneidade ao longo do período de residência.

“Vemos, ouvimos e lemos”

Esta história não surpreende ninguém. Não há uma pessoa que abra a boca de espanto ao saber estes dados. Será que, ao contrário dos versos de Sophia, “vemos, ouvimos e lemos”, mas conseguimos ignorar? Não julgo que assim seja.

A verdade é que tudo se desenrolou no quadro de uma narrativa de promoção da necessidade deste tipo de investimentos, em que as cidades eram um ativo financeiro. Turismo, gentrificação, limitação económica no acesso à cidade, especulação, tudo isto faz parte de um pacote. O jogo da manipulação: “saber-se-á a verdade, mas quando já não for verdade (...), quando tal informação já for inócua e nenhuma revolta suscitar”.[1] A manipulação desta narrativa teve de tudo: a economia – ou a financeirização – e a política do medo a tomar conta das nossas vidas, startups, empreendedorismo, business angels, sair das zonas de conforto, tudo símbolos de uma narrativa liberal  que culpabilizou as pessoas pela crise passada e, à cautela, lhes dizia à partida que se não vingassem de aí em diante, também era culpa delas. 

Consumado o ato, as elites que beneficiaram deste regime aceitam – sorrindo – que se limitem os vistos gold quando já não há nada a limitar. Sinal de que chegámos à fase do fingimento. Para os partidos que defendem os vistos gold (PSD e CDS, autores da medida, PS e Chega que votaram sempre a favor da sua manutenção, e PAN que, sendo contra os vistos gold, considera que não há riscos se forem vistos green) o fingimento é a salvação. Nenhum quererá dizer que apoiou esta medida. Mas, voltamos a Sophia, “vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”.

Emergência habitacional

Na especulação imobiliária, os vistos gold foram uma peça decisiva. Se o que está em causa é comprar um visto de residência, pouco importará o valor do imóvel. Desde que se atinja o valor pedido pela compra desse visto, o negócio faz-se. Num país que não tem parque habitacional público relevante (2% apenas), onde o turismo foi o modelo económico, todas as pessoas sentiram o peso de se venderem casas com um visto de residência incluído. Quem não viu o anúncio que dá título a este texto?

Por incrível que pareça, estamos ainda na fase de exigir o fim dos vistos gold, esse é um enorme consenso nacional que as pessoas impuseram aos mercados. Falta parar essa possibilidade. Depois, teremos de saber o fim dos processos judiciais. Pode um criminoso condenado por crime económico manter um imóvel que esteve no centro do ato criminoso, ou deve o estado assumir a propriedade desse imóvel e colocá-lo ao dispor de quem precisa de casa?

Tudo indica que viveremos tempos difíceis. A crise anterior deu-nos uma lição: colocar direitos fundamentais, como a habitação, à mercê das elites é perigoso; colocar a responsabilidade da crise nos mais fracos é injusto, violento e, como ficou provado, má política económica. Invista-se na habitação, parque público e rendas acessíveis. Este é um investimento certo. Sabem porquê? As pessoas pagam a renda.


Nota:

[1]  Francisco Louçã, in A maldição de Midas, a cultura do capitalismo tardio. Lisboa, Editora, ano: 19.

Sobre o/a autor(a)

Deputado Municipal do Bloco em Lisboa. Advogado. Licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídico–Criminais
(...)

Neste dossier:

"Em cada esquina um amigo"

Respostas à crise na habitação

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Bairro da Bouça, no Porto

Mais habitação social: imprescindível, mais que nunca

São completamente erradas as ideias que ainda persistem na sociedade portuguesa contra a habitação social, entendida como habitação “para os mais pobres” e “sem qualidade”. Para a OCDE, habitação social é a que é disponibilizada com rendas abaixo do mercado e atribuída fora dos mecanismos de mercado.  Artigo de José Castro.

Casas sim, despejos não!

Habitação há. Não há é vontade política

No momento que todas nos refugíamos do perigo de um vírus em casa, compreendemos também o problema que a crise habitacional representa na saúde pública. Artigo de Maria Manuel Rola.

Que impacto da pandemia no mercado imobiliário?

Nos últimos dias começam a sair as primeiras notícias do impacto que a Covid19 está a ter no mercado imobiliário. Já não há dúvidas: o preço das casas vai cair e as rendas vão baixar. Artigo de Ricardo Moreira.

Altbau por renovar e renovado. Até finais dos anos 1990, grande parte do centro de Berlim tinha o aspeto da esquerda. Hoje, tem o aspeto da direita. A par da renovação, veio a especulação. Foto: Kaspar Metz/Flickr.

Berlim: a capital "pobre mas sexy" radicaliza-se contra a especulação

Berlim acabou de congelar e impor tetos às rendas. Uma vitória para os movimentos de moradores, cuja mobilização despertou um debate que vai mais longe, chegando a ideias de expropriar os grandes senhorios. A história da cidade ajuda a compreender como se encontra hoje na dianteira das lutas pela habitação. Por José Borges Reis.

Habitação: uma questão europeia?

Embora as crises da habitação que se espalham pela Europa fora, inclusive a portuguesa, tenham as suas raízes históricas nas dinâmicas específicas de cada Estado, podemos concluir que a Europa pouco fez para preveni-las; antes pelo contrário. Artigo de Simone Tulumello.

Porto

Porto: muito mercado, pouca escolha

A pressão turística sobre o imobiliário e a escassez de resposta pública agravou a crise da habitação para quem vive no Porto. Os alertas deixados em 2016 pela Relatora Especial das Nações Unidas para o direito à habitação condigna não foram ouvidos e a situação nas "ilhas" e bairros camarários agravou-se ainda mais. Artigo de Daniela Alves Ribeiro.

Crise do coronavírus exige congelamento de rendas e moratória aos despejos

É indefensável que as pessoas devam recear ser despejadas durante uma crise de saúde pública. A crise do coronavírus exige um controlo de emergência do mercado da habitação. Artigo de Peter Gowan, na Jacobin.

 

A finança e a habitação no capitalismo

Houve períodos históricos, como agora, em que os custos da habitação como meio de reprodução da força de trabalho foram deixados exclusivamente sobre os ombros dos trabalhadores. Nesses momentos, eles foram explorados como trabalhadores que produzem mercadorias a serem vendidas no mercado e como pessoas que precisam garantir a sua própria reprodução através de dívidas. Excerto da brochura sobre financeirização da habitação, lançada pela European Action Coalition for the Right to Housing and to the City e Fundação Rosa Luxemburg.

Habitação em Lisboa: um problema coletivo

A crise financeira que se aproxima não pode ser uma crise novamente paga pelos de sempre. O acesso a uma habitação é a garantia de um direito fundamental. Cabe aos poderes públicos não deixar ninguém para trás. Artigo de Catarina Silva.

Vende-se imóvel: ótimo investimento para visto gold

A crise anterior deu-nos uma lição: colocar direitos fundamentais, como a habitação, à mercê das elites é perigoso; colocar a responsabilidade da crise nos mais fracos é injusto, violento e, como ficou provado, má política económica. Artigo de Vasco Barata.