Está aqui

Do Zé e do Zeca, com a Galiza ao fundo

O Zé Mário Branco fica para sempre no melhor deste povo da Galiza, consciente da sua dependência colonial, dos seus direitos negados e da pilhagem económica, linguística e cultural, com o qual foi tão solidário. Por Antón Mascato.
A cantar "Grândola", em Vigo, 1985. Foto Xan Carballa/Fundación A Nosa Terra.

Foi a Zélia que, em abril de 1985, nos redirecionou para o Zé Mário quando fomos a Azeitão para concretizar a grande homenagem que seria o Galiza a José Afonso. "Antes de falarem com o Zeca, é melhor irem ter com o Zé Mário para não terem problemas com o Zeca". E lá fomos, eu e o Xico de Carinho, em nome da Federação das Associações Culturais da Galiza, falar com o Branco. Foi apenas no final da conversa que percebemos que a estratégia tinha que ser diferente. As condições para que o Zeca aceitasse tinham de ser diferentes: nada de tentar arrecadar dinheiro para a sua doença, em vez disso, pedir a sua autorização para utilizarmos o seu nome como cabeça-de-cartaz numa grande homenagem à língua galega; nada de fazer alguma coisa por ele, não, pedir a sua autorização para usá-lo como arma política de reivindicação nacional da Galiza; e, além disso, garantir os melhores meios técnicos de luz e som para os músicos; um tratamento digno, íntimo e emotivo para as comitivas dos músicos, políticos e poetas participantes, especialmente a delegação timorense. Toda a gente tinha de cobrar o estipulado. Agora sim, bem orientados pelo JMB, já podíamos ir conversar com o Zeca, cientes das condições que ele aceitaria; Só a Zélia ia ser parceira das nossas intenções solidárias com o de Coimbra, naquele tempo já com a sua doença muito avançada.

Se não fosse o Zé Mário e o seu conhecimento do fundo do coração do Zeca, nunca seria possível o grande tributo que a Galiza prestou ao Zeca, no último dia de agosto de 1985, no Parque Castrelos, em Vigo. Doze horas sem descanso, das quatro da tarde às quatro da manhã, com vinte mil pessoas sentadas sob o calor do verão, vinte intervenções de poetas e políticos (Margarita Ledo, Ana Romaní, Pepe Cáccamo, Xosé Manuel Beiras...) dezenas de comunicados de solidariedade e outras vinte apresentações musicais (Amélia Muge, José Mário Branco, Vitorino, Doa, Fuxan os Ventos, Suso Vaamonde, Benedito...) e a extensa delegação de timorenses da Fretilin, na altura invadidos pela Indonésia. Apoios paralelos como os de Henrique e Samuel Marques, Fernanda, Alain... simplificaram a movimentação de cento e cinquenta pessoas. Sem bilheteira, nada a pagar, quem quisesse podia colocar dinheiro numa bolsa e levar um cravo vermelho... a bolsa rebentou com dois milhões de pesetas que enviámos para Azeitão, para ajudar no que fosse necessário...

Comprometida a presença do próprio Zé Mário na sua primeira apresentação na Galiza, onde já era muito conhecido, que ficou quase para o final do concerto, pensámos que a sua entrada em palco em Castrelos seria já com grande parte do público ausente... mas não, ninguém descolou do banco de pedra em anfiteatro; as duas canções regulamentares impostas por nós, organizadores, foram respeitadas por todos os participantes e, em geral, pelas pessoas, que se levantaram massivamente no final do JMB e pediram "outra!!, outra!!, outra!!". Eu já estava pronto para permitir que o Zé cantasse outra canção, e foi ele que me disse: "Oh, Toni, não te preocupes... eu trato disto", foi direto ao microfone, pegou nele e olhou para os bancos exultantes por alguns segundos e, com a sua magnífica capacidade de seduzir, disse com o punho erguido: "oh camaradas, disciplina pá, são duas, então... são duas" e voltou com uma salva de palmas para os bastidores onde aguardava o Beiras para fazer um discurso magnífico, que era ao mesmo tempo o seu regresso à vida política...

Às quatro da manhã, com aquelas vinte mil pessoas de pé nos bancos e com o palco cheio de participantes, cantámos a Grândola mais emocionante e massiva da qual participei. O Zeca, doente, só pôde participar via telefone, com uma intervenção transmitida ao vivo na tarde da homenagem a favor dos direitos políticos e culturais da Galiza e da sua própria língua e música popular. Seguido por quase seis minutos de palmas de gente enternecida…

Na hora de fazer contas, as atitudes dos participantes foram diferentes, um cantor alentejano (não me lembro o nome dele) disse-nos que não cobrava, mas a sua banda sim, e levou quase oitenta mil escudos, muito dinheiro para a altura. O Zé Mário definiu a conta da seguinte forma: "cinco pessoas numa carruagem, Lisboa-Vigo, Vigo-Lisboa, totalizam mil e quatrocentos escudos, para dividir entre cinco, total para pagar 280 escudos", que pagámos com cara de quem não entendeu nada, e ele imediatamente respondeu com o argumento "assim já posso dizer ao Zeca que, sim senhor, vocês foram certinhos e eu cobrei o acordado".

Foi tal o impacto que recebemos daquele cantor de intervenção política que a direção do Bloque Nacionalista Galego, que poucas semanas depois se apresentou às eleições para o Parlamento Galego, decidiu perguntar se ele aceitava ser a atração musical de cada um dos atos políticos nas sete grandes cidades da Galiza, e qual o valor que cobraria. Acordámos a quantia de quatrocentas mil pesetas, dormidas, transporte e alimentação incluídos. Uma quantia importante para essa força política precária, mas assumível. Dos sete acordados após o primeiro, na cidade de Pontevedra, na qual o Bloque ainda governa, ele ofereceu dois de borla onde quiséssemos. Foram quinze dias intensos em que vivi com ele dia e noite, viagens, preparação dos concertos, arranjos musicais e sonoros, jantares e dormidas.

Conversámos muito e conhecemo-nos bem, fiz mestrado em política revolucionária e passámos a dar-nos como irmãos. Ele deu pistas para aproveitar uma entrevista que fiz ao Álvaro Cunhal, publicada no semanário A Nosa Terra, o que fez com que o líder do PCP ficasse interessado em saber como é que um galego sabia tanto sobre o seu partido… Lembro-me do jantar eleitoral em Vigo, em 1985, no qual também tivemos a presença de Vasco Gonçalves e Rosa Coutinho, com quem o Zé não se dava bem. Por pura cortesia, pedi que nos sentássemos na mesma mesa presidencial em que eles e as suas companhias ​​simpáticas se encontravam, e ele foi obrigado a ser educado e até charmoso. No final do jantar disse-me: “Oh Toni, eu vou ter de me ir embora agora, nunca pensei que teria de dar um aperto de mão a estes gajos! Vocês os galegos fazem meigarias, ou és só tu que fazes com que eu diga venham mais cinco aos camaradas Vasco e Rosa Coutinho”, e então riu perdidamente, brincando com a anedota. Ele conversou mais com as mulheres do que com os senhores, mas tivemos "esquerdalhos e comunas".

No final da campanha eleitoral em que o Beiras liderou o regresso do BNG, depois de expulso o nacionalismo galego de esquerdas do Parlamento galego por não jurar ou prometer cumprir a Constituição espanhola, o responsável por pagar-lhe o que tinha sido acordado ficou chocado com a sua atitude. Depois de contar todas as notas, recomeçou a contagem e parou a meio, entregou ao pagador metade do acordado, dizendo-lhe "vocês foram impecáveis ​​no que acordámos, pagaram-me tudo, mas esta é a minha contribuição para a campanha eleitoral do Bloque. O Carlos Méixome, responsável político do BNG de Vigo na altura, ainda não se recuperou do choque que tanto o abalou com tal atitude solidária.

O Zé Mário ficou preso no coração da malta de esquerda do Bloque, só ele foi capaz de encher os pavilhões desportivos ao lado do Beiras, só ele terminou com milhares e milhares de companheiras e companheiros esquerdistas e nacionalistas a fervilhar com as suas intervenções musicais, concertos acústicos só com o acompanhamento da viola e a voz poderosa desse cantor de intervenção que nem sempre tinha as melhores condições logísticas para o seu canto poderoso.

Nos anos seguintes, encontrámo-nos várias vezes em Lisboa, no Porto, em Braga, Aveiro, Pontevedra e Santiago de Compostela, onde ele queria atuar sempre que possível. Eu entrevistei-o para o A Nosa Terra na sua casa em Lisboa, jantámos e bebemos copos até o pequeno-almoço em bares da baixa, com o irmão, o sobrinho Tó, e ele até arranjou uma namorada lisboeta "assim vens mais vezes de visita". Lancei um CD duplo com a homenagem Galiza a José Afonso, do qual só ele é que não consta, porque tinha acabado de vender os direitos da sua música à Valentim de Carvalho, que não deu permissão para incluir aquelas duas peças pelas quais se apaixonaram as vinte mil pessoas que foram ao Parque de Castrelos, a 31 de agosto de 1985.

Com o José Mário Branco, aprendi que a censura não é aceitável de forma alguma. E mais, muito mais. Serei leal a essa aprendizagem. Fica para sempre no melhor deste povo da Galiza, consciente da sua dependência colonial, dos seus direitos negados e da pilhagem económica, linguística e cultural, com o qual foi tão solidário.


* Antón Mascato – Editor.

Testemunho enviado em galego a 22.11.2019
Tradução de Mariana Carneiro para o esquerda.net

(...)

Neste dossier:

José Mário Branco 1942-2019

José Mário Branco, a voz da inquietação

Este dossier é a singela homenagem do esquerda.net ao artista, cantor, compositor e lutador contra as opressões. É um dossier com textos publicados após o falecimento, mas também com documentos publicados anteriormente no esquerda.net

Eu não cantei com o Zé Mário…

Confessei ao Zé Mário o meu arrependimento [por não ter cantado com ele em Lisboa] e ele disse-me: "tranquilo pá… existirão outras oportunidades!!". Mas nunca mais existiram… ou talvez sim! Ainda ontem cantei que “A cantiga é uma arma” (contra a burguesia) no Val do Límia. E continuarei a cantar!! Por Xose Constenla.

José Mário Branco fotografado em casa para a revista BLITZ. Foto de Rita Carmo

José Mário Branco: “A cantiga só é arma quando a luta acompanhar”

“Se decidirem mudar de vida, contem comigo. Eu não esqueci que A Cantiga é uma Arma. Mas a cantiga só é arma quando a luta acompanhar”. Ouça o áudio e leia aqui a transcrição da mensagem enviada por José Mário Branco aquando da projeção, no Desobedoc, em abril de 2014, do filme “Mudar de Vida, José Mário Branco, Vida e Obra”, de Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro.

José Mário Branco (1942-2019)

De longe, para muito longe

Sim, foi um músico genial, exigentíssimo, inventor da maravilha em meia dúzia de acordes e em arranjos dissonantes. Sim, foi um poeta da música raro, militante da palavra ardente, às vezes mordaz outras vezes emocionante, sempre desinstalador. Por José Manuel Pureza

Jose Mário Branco 1942-2019

O representante de todos os ouvintes futuros

Lisboa vai ser homenageada com o nome José Mário Branco numa das suas ruas, praças ou avenidas. Numa conferência em 2018, organizada pelo Bloco de Esquerda, falou sobre o processo de criação. Retirei umas notas que vale a pena deixar aqui. Por Tiago Ivo Cruz

José Mário Branco (1942-2019)

José Mário Branco saíu de cena, mas não morreu...

O maior criador de música portuguesa de todos os tempos, a par de José Afonso, saíu de cena, mas não morreu... Porque os génios vivem para sempre! Por Carlos Vieira

José Mário Branco (1942-2019)

Inquietação, inquietação, é só inquietação…

O Zé Mário não é só um músico, eu vejo-o como um construtor de canções, um “influenciador” dando sempre de si a outros artistas que por sua vez nos deram a nós grandes momentos de Cultura. Por Helena Pinto

José Mário Branco, um compositor e arranjador que vai sempre à frente

Abril, mês de todos os sonhos, todos os projectos, todos os delírios. E lá andava o Zé Mário em todas as frentes e, sobretudo, na frente da música. Por José Fanha.

Momentos galegos do Zé Mário Branco

Dou conta de três situações que vivi e deixam, na minha opinião, bem palpável a enorme personalidade de um músico, criador de múltipla expressão e imenso homem de palco, assim como o permanente compromisso de um lutador sem concessões. Por Carlos Méixome.

Do Zé e do Zeca, com a Galiza ao fundo

O Zé Mário Branco fica para sempre no melhor deste povo da Galiza, consciente da sua dependência colonial, dos seus direitos negados e da pilhagem económica, linguística e cultural, com o qual foi tão solidário. Por Antón Mascato.

Criatividade e musicalidade postas ao serviço de uma cidadania inteira e vertical

Escorado nessa amizade, fui acompanhando o seu percurso no Teatro do Mundo, na UPAV e noutros palcos, admirando-lhe a criatividade, a musicalidade e a oratória, postas ao serviço de uma cidadania inteira e vertical. Por Manuel Pedro Ferreira.

Muito mais vivo que morto

Foi através da permanente inquietação por saber que a fome e a sede existem, a do estômago e a de viver, que José Mário Branco se apaixonou pela música e com ela fez caminho até há pouco. Por Pedro Fidalgo.

José Mário Branco e Luís Cília. Regresso a Portugal, em abril de 74. Reprodução de imagem da RTP Arquivo.

O Zé Mário é, sobretudo, um excelente músico

Em declarações ao esquerda.net, o compositor e intérprete musical Luís Cília refere que Zé Mário era "um excelente compositor de canções": "Isso é o principal. Mas, a vários níveis, o Zé Mário Branco teve um trabalho muito importante", frisa.

Foto de Arlindo Camacho.

“Só guardamos o que demos”

A resposta do meu pai foi uma das maiores lições de humanidade que recebi na vida. Partilho agora com vocês uma parte desta mensagem. Façam bom uso dela! Por João Branco.

José Mário Branco (1942-2019)

A Cantiga é uma Arma

O trabalho, a vida do Zé Mário, são demasiado importantes, demasiado essenciais para nos limitarmos a admirá-lo ou, mesmo, a venerá-lo, do que ele não gostaria mesmo nada… Por Mário Tomé

O Zé Mário nunca deixou que pensassem pela sua cabeça

Em declarações ao esquerda.net, Afonso Dias, que foi um dos fundadores do Grupo de Acção Cultural (GAC), afirmou que José Mário Branco, a par de ser um músico, arranjador e criativo brilhante, era um “cidadão livre e independente”.

O Zé Mário conhecia tão bem o Zeca que se permitiu fazer o que fez no Cantigas do Maio

Quero recordar o que me disse uma vez o Zé Mário acerca da música do Zeca: “é uma questão de higiene ouvir toda a discografia do Zeca, e eu faço-o pelo menos uma vez por ano”. Foda-se que tenha de ser tão duro passarmos a ter mais uma discografia para ouvir todos os anos, por questão de higiene. Por Carlos Guerreiro.

José Mário Branco, operário das artes do espectáculo

José Mário Branco, operário das artes do espectáculo; nem mais, um operário. Um mestre como os mestres que admiravas, sapateiro, padeiro, pescador, mestres da vida na arte da presença. Por Rui Júnior.

Há sempre qualquer coisa que está para acontecer... ZMB maior que a música

José Mário Branco foi muito mais do que cantor de intervenção. É inquestionavelmente um homem com uma cultura musical abrangente, o melhor arranjador de Música Popular, compositor de novos fados singular, como provam os trabalhos discográficos com a sua mão, ouvidos e sensibilidade para Camané. Por Soraia Simões de Andrade.

Vídeos de José Mário Branco

O Esquerda.net juntou uma entrevista exclusiva, a intervenção no Fórum Socialismo 2018 e várias canções de José Mário Branco.

Francisco Louçã sobre José Mário Branco

"Ouvi-o, então exilado em França, nos discos que aqui se distribuíam, era a força genial da música popular portuguesa contra a ditadura." Por Francisco Louçã.

José Mário Branco (1942-2019) - Foto do Fórum Socialismo 2018

Nota de pesar do Bloco sobre a morte de José Mário Branco

O Bloco de Esquerda divulgou uma nota de pesar onde “presta homenagem ao destacado artista, cantor e compositor” e apresenta condolências a Manuela de Freitas, à família e aos amigos.

José Mário Branco (1942-2019)

Morreu esta terça-feira José Mário Branco, músico que ao longo de meio século de carreira deixou a sua marca na cultura portuguesa e em várias gerações de artistas. O velório realiza-se esta quarta-feira a partir das 17h no salão nobre da Voz do Operário. O funeral sai deste local às 17h30 de quinta-feira para o cemitério do Alto de São João.

A ocupação da fábrica LIP em Besançon durou anos - Imagem lesutopiques.org

O outro aspeto do Maio de 68: a greve geral com ocupação dos locais de trabalho

“No princípio de junho [de 68], havia sete milhões de trabalhadores em greve, na França toda. Não havia gasolina, não havia restaurantes abertos” destaca José Mário Branco ao esquerda.net, no seu testemunho sobre o Maio de 68. Entrevista de Carlos Santos

"No canto não há neutralidade", por José Mário Branco

Transmissão na íntegra da sessão "No canto não há neutralidade", no Fórum Socialismo 2018.

José Mário Branco (1942-2019) - Fotos do arquivo de José Mário Branco http://arquivojosemariobranco

A oficina da canção

Texto de José Mário Branco, sobre o processo de produção das canções, desde a sua invenção até que chegam aos ouvidos e às mãos das pessoas. Foi publicado originalmente em passapalavra.info, em quatro partes (disponível também no dossier Fórum Socialismo 2018 do esquerda.net)

Maio de 68 por José Mário Branco

José Mário Branco viveu de perto o Maio de 68 e fala sobre esses tempos em conversa com Carlos Santos.

Entrevista a José Mário Branco

Entrevista de Carlos Santos a José Mário Branco em julho de 2018 sobre a disponibilização online do arquivo da sua obra, a publicação do álbum 'Inéditos 1967-1999' e a perseguição aos imigrantes nos EUA e na Europa.

“Não vejo grandes hipóteses de uma força política proteger os desgraçados que querem fugir do inferno se não tiver uma visão de classe no seu sítio”, afirma José Mário Branco

“Uma saída positiva para as grandes massas, nunca está na moderação, está na radicalidade”

Ao esquerda.net, José Mário Branco fala da disponibilização pública do seu arquivo, do seu último álbum, dá-nos um importante testemunho sobre o Maio de 68 e afirma que “é terrível” a perseguição aos imigrantes. Entrevista de Carlos Santos.

José Mário Branco - Foto publicada no site da FCSH

Inéditos 1967-1999, de José Mário Branco

Uma viagem a três décadas de trabalhos essenciais e uma oportunidade para registar estilos diferentes, canções em diversos tons e línguas, documentando uma história do pensamento, das intervenções e da música de José Mário Branco. Por Francisco Louçã

Arquivo de José Mário Branco disponível na internet a partir desta terça-feira

A apresentação do arquivo digital, que resulta de um trabalho de investigação do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, está agendada para esta terça-feira, às 17h, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A iniciativa conta com a presença de José Mário Branco.