Está aqui

Nuno Pinheiro

Investigador de CIES/IUL

Artigos do Autor(a)

2 de Março, 2021 - 08:23h

Se o Padrão é a visão do Império criada pelo Estado Novo, falta uma visão moderna, uma visão menos centrada nos heróis e mais nas pessoas, nas sociedades, nos seus movimentos.

18 de Fevereiro, 2021 - 11:57h

O Estado Novo tinha, como era tradicional, uma visão decadentista de Portugal. Mas, uma das falhas do regime democrático tem sido a dificuldade em romper com a visão do Estado Novo. Já Eduardo Lourenço falava na falta de descolonização interna.

7 de Fevereiro, 2021 - 11:29h

A luta contra os movimentos de extrema-direita tem que ser de todos, das minorias que eles atacam, sim, mas também daqueles a que querem tirar direitos laborais, dos outros a quem querem impor a censura, dos a quem querem dificultar o acesso à escola, à saúde. É uma luta de todos.

12 de Dezembro, 2020 - 21:24h

Depois da extraordinária descoberta de que o nazismo tinha origem no marxismo, José Rodrigues dos Santos lança-se agora a uma nova descoberta. Afinal os campos de concentração, nomeadamente Auschwitz, não eram assim tão maus.

14 de Julho, 2020 - 21:03h

Na sequência da morte de George Lloyd nos Estados Unidos geraram-se movimentos de massa que com alguma violência protestavam contra a sua morte. Nessa altura começaram ataques a estátuas e foi posta em causa a memória de algumas personagens.

11 de Maio, 2020 - 14:54h

A direita julga-se no direito de decidir o que é a história, o que se pode ou não ensinar. Nuno Melo e o CDS decidem o que é ou não a história, decidem o que é história, o que é “marxismo cultural”.

18 de Janeiro, 2020 - 12:51h

É uma utopia regressiva já que cria uma imagem idílica e falsa do passado. É instrumental para a extrema direita, mas também alimenta outros discursos políticos.

10 de Janeiro, 2020 - 22:35h

A viagem de Fernão de Magalhães é um acontecimento traumático para Portugal. O navegador, apesar de português, fez a viagem ao serviço da coroa espanhola. Curiosamente também é um processo traumático para Espanha, afinal Magalhães não era espanhol.

4 de Novembro, 2019 - 16:01h

Não será um programa minimalista em que não se atua sobre nada de fundamental a garantir uma vida descansada ao governo na frente da educação. Não será este programa a resolver nenhuma das questões fundamentais que afetam hoje a educação.

19 de Setembro, 2019 - 13:47h

Social-democracia parece ter (re)entrado no vocabulário político do período pré-eleitoral. Não será muito interessante discutir a espuma das declarações, por muito risíveis que sejam como no caso de Marques Mendes, mas vale a pena precisar conceitos.

Páginas