As eleições de delegados para a XIII Convenção do Bloco de Esquerda aconteceram este fim de semana em todo o país e nos círculos da emigração. Apurados os resultados, a Moção A “Uma força, muitas lutas” elegeu 81% dos delegados, o que corresponde a 530 delegados/as.
Já a Moção E, “Um Bloco plural para um Alternativa de Esquerda – um desafio que podemos vencer”, elegeu 14% dos delegados, o que corresponde a 89 delegados/as.
Nesta eleições participaram ainda várias plataformas. A plataforma “Mais Bloco, Mais Algarve!” elegeu nove delegados. A plataforma “Margem Sul + Movimento + Democracia” elegeu um. A plataforma “O Interior também Existe” também elegeu um. A plataforma “Crescer pela raiz: porque queremos mesmo mudar tudo”, que concorreu em várias assembleias eleitorais do distrito de Lisboa, elegeu cinco. A plataforma de Paredes “Mais Democracia, Mais Bloco” elegeu dez. A plataforma de Amarante “Clarificar o BE. Reforçar a Moção A” elegeu quatro. A plataforma “Santarém em emergência climática, social e militante” elegeu um. E a plataforma “+ Partido + Movimento no Litoral Alentejano” elegeu quatro.