Bloco elege delegados para a XIII Convenção

18 de maio 2023 - 20:32

A uma semana da XIII Convenção, os aderentes vão escolher entre as listas das duas moções e várias plataformas que se apresentam ao sufrágio. Consoante o círculo eleitoral, as urnas abrem sexta, sábado ou domingo.

Este fim de semana serão escolhidos os delegados e delegadas à XIII Convenção do Bloco de Esquerda. A nível nacional apresentam-se as listas das duas moções de orientação, a Moção A - "Uma força, muitas lutas" e a Moção E - "Um Bloco plural para uma Alternativa de Esquerda – um desafio que podemos vencer!" e várias plataformas de aderentes constituíram listas a nível local.

A eleição presencial nalguns círculos realiza-se já esta sexta-feira. É o caso dos Açores, Madeira, Castelo Branco, Santarém, Vila Real e o círculo da Emigração.

A maioria dos círculos terá as urnas abertas no sábado: Aveiro, Braga, Bragança, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Para domingo estão marcadas as eleições nos círculos de Beja, Coimbra, Évora e Guarda.

Além das listas de delegados das duas moções, há várias plataformas de aderentes a concorrer num ou em vários círculos eleitorais. A plataforma "Crescer pela raiz: porque queremos mesmo mudar tudo" vai a votos em Lisboa, Amadora e Odivelas, Lisboa Norte e Oeste e também em Sintra. No Algarve apresenta-se a plataforma "Mais Bloco, Mais Algarve!", no Barreiro e Moita a plataforma "Margem Sul + Movimento + Democracia", na Guarda a plataforma “O Interior também Existe”, em Paredes a plataforma "Mais Democracia, Mais Bloco", no Porto Interior -Amarante a plataforma "Clarificar o BE. Reforçar a Moção A", em Santarém Norte a plataforma "Santarém em emergência climática, social e militante" e no círculo de Setúbal e Sul a plataforma "+ Partido + Movimento no Litoral Alentejano".

Segundo o regulamento do processo preparatório da Convenção, a proporção de delegadas e delegados a eleger será de 1 por cada 15 aderentes inscritos antes de agosto do ano passado. Em caso de voto por correspondência, este deverá chegar à respetiva sede distrital/regional até às 20h da véspera do dia da assembleia eleitoral, ou à sede nacional no caso dos votos de aderentes do círculo da Emigração.

Termos relacionados: PolíticaXIII Convenção