XIII Convenção

Logo após o encerramento da XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, a nova Mesa Nacional reuniu para eleger a Comissão Política do partido. Conheça aqui a atual composição deste órgão.

Mariana Mortágua encerrou a Convenção do Bloco com propostas para um contrato com o país que assegure salários decentes, saúde, escola, casa e um Serviço Nacional de Cuidados que dê segurança às pessoas. E assumiu o objetivo de o Bloco ser a terceira força nas próximas eleições europeias.

Antes do encerramento da Convenção foram anunciados os resultados das votações das moções e da eleição para a Mesa Nacional e Comissão de Direitos do Bloco de Esquerda. Veja aqui a composição dos órgãos eleitos.

Transmissão da sessão de encerramento da XIII Convenção do Bloco de Esquerda.

Transmissão em direto da sessão da manhã de dia 28 de maio da XIII Convenção do Bloco de Esquerda.

Mariana Mortágua e Pedro Soares apresentaram as duas moções de orientação em debate na Convenção bloquista. Veja aqui os vídeos das intervenções.

Transmissão da sessão da tarde de dia 27 de maio da XIII Convenção do Bloco de Esquerda.

Num discurso de abertura da Convenção em que procurou “tomar balanço para o futuro”, Catarina Martins falou da coerência do percurso do Bloco, acusou o PS de ser o “padrasto do populismo” e reafirmou a confiança nas lutas que crescem e na alternativa anti-conservadora que o Bloco protagoniza.

Transmissão da sessão da manhã de dia 27 de maio da XIII Convenção do Bloco de Esquerda.

Guilherme Boulos, deputado federal do PSOL (Brasil),  alertou que a extrema-direita “cresce e prolifera” perante os “limites das nossas democracias liberais” e realçou a importância dos movimentos sociais: “A política precisa ser feita cada vez mais nas ruas”, frisou.

Intervenções de Marisa Matias, Younous Omarjee (eurodeputado França Insubmissa), Guilherme Boulos (deputado federal do PSOL) e José Gusmão.

Sexta-feira, às 21h30, Guilherme Boulos, deputado federal brasileiro eleito pelo PSOL, e Younous Omarjee, eurodeputado eleito pela França Insubmissa, estarão em Lisboa para participar, com Marisa Matias e José Gusmão, no comício "O combate pela democracia", com entrada livre.

A moção A, encabeçada por Mariana Mortágua, elegeu 530 dos 654 delegados e delegadas à Convenção do Bloco que se realiza no próximo fim de semana em Lisboa. A moção E obteve perto 14% dos delegados. As várias plataformas que concorreram somaram mais de 5%.

A uma semana da XIII Convenção, os aderentes vão escolher entre as listas das duas moções e várias plataformas que se apresentam ao sufrágio. Consoante o círculo eleitoral, as urnas abrem sexta, sábado ou domingo.