Sexta há comício internacionalista com Guilherme Boulos em Lisboa

24 de maio 2023 - 21:01

Sexta-feira, às 21h30, Guilherme Boulos, deputado federal brasileiro eleito pelo PSOL, e Younous Omarjee, eurodeputado eleito pela França Insubmissa, estarão em Lisboa para participar, com Marisa Matias e José Gusmão, no comício "O combate pela democracia", com entrada livre.

PARTILHAR
Cartaz do comício internacionalista "O combate pela democracia

Guilherme Boulos, deputado federal brasileiro e ex-candidato à Presidência do país e à prefeitura de São Paulo, é um dos convidados para o comício internacionalista que o Bloco de Esquerda organiza na sexta-feira, 21h30, véspera da Convenção do partido. O comício contará ainda com a presença de três eurodeputados: Marisa Matias e José Gusmão, do Bloco, e Younous Omarjee, da França Insubmissa.

Em declarações ao Esquerda.net, Marisa Matias explicou que esta sessão internacionalista, sob o mote "O combate pela democracia", vai permitir discutir "os perigos que a democracia enfrenta nos nossos dias a partir de duas das mais importantes lutas e mobilizações sociais dos últimos tempos: a ampla aliança democrática para garantir a derrota de Bolsonaro no Brasil e as recentes mobilizações de rua em França contra as reformas impostas por Emmanuel Macron”.

Tratam-se, segundo a eurodeputada bloquista, de “dois cenários diferentes que têm em comum a abertura a alternativas democráticas”.

“No Brasil, como resposta a um regime autoritário, anti-democrático e repressivo construído a partir da política do ódio e do recuo na proteção social e nos direitos. Em França, como resposta a uma tentativa de descredibilização das mobilizações de rua e da ação coletiva num processo de imposição de uma lei das reformas à margem das instituições democráticas”, assinalou Marisa.

A dirigente do Bloco alertou que, ”em contextos muito diversos, a democracia enfrenta hoje desafios profundos”. “Seja no enfrentamento direto com a extrema-direita, seja na disputa dos espaços de decisão democráticos e da garantia de direitos, na Europa, como no resto do mundo, são muitas as pressões para o encolhimento da democracia”, realçou.

Marisa considera que “as alternativas à esquerda são hoje fundamentais para renovar os processos de emancipação coletiva dos indivíduos”.

O comício internacionalista "O combate pela democracia", que decorrerá na véspera do arranque da XIII Convenção do Bloco de Esquerda, tem entrada livre.

Termos relacionados: PolíticaXIII Convenção