Está aqui

Vencedor do Prémio Miguel Portas é anunciado esta quarta-feira

Autor do projeto premiado é revelado às 18 horas, na Livraria Ler Devagar, na LX Factory. Tema escolhido para o Prémio foi “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação.
Miguel Portas. Foto de Paulete Matos
Miguel Portas. Foto de Paulete Matos

Miguel Portas será homenageado esta quarta-feira dia 30, pouco mais de dois anos depois da sua morte e na véspera do dia do seu aniversário (faria 56 anos). Às 18h, na Livraria Ler Devagar, será entregue o Prémio Miguel Portas; e às 22.30h haverá música no Bar Funky, com a DJ Simplesmente Maria. Ambos os eventos são na LX Factory.

O Prémio Miguel Portas, no valor de 10 mil euros, foi instituído por um grupo de familiares e amigos do jornalista e militante, fundador do Bloco de Esquerda e eurodeputado. O tema da primeira edição foi: “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação, de natureza pública ou privada, de caráter formal ou informal, expressas em (i) iniciativas sociais e de intervenção com resultados significativos; (ii) relatos de situações criticas ou projetos alternativos com impacte público; (iii) narrativas de ambientes e habitats característicos.

O tema da primeira edição do Prémio foi: “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes).

O júri foi constituído por Nuno Portas (Presidente), Ana Drago; António Costa; Augusto M. Seabra; Clara Ferreira Alves; Cláudio Torres; Isabel Allegro; João Fernandes; José Manuel Pureza; Maria do Carmo Bica; Miguel Vale de Almeida.

Foram admitidos suportes escritos, de imagem, audiovisuais ou outros (documentários, banda desenhada, arte urbana, fotografia, reportagens, etc.)

No domingo, "À volta das imagens"

Dia 4 de Maio, domingo, às 16.30h também no bar Funky, "À volta das imagens", será o motivo para pessoas que trabalharam com o Miguel falarem sobre ele com foco em imagens produzidas durante esses tempos: Álvaro Rosendo (fotógrafo), Camilo Azevedo (realizador), Daniel Blaufuks (fotógrafo) e Luís Carlos Amaro (designer gráfico).

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)