Utentes com passe Navegante gratuito já podem pedalar nas Gira sem pagar

26 de maio 2023 - 19:21

Mais de um ano após a proposta da vereadora do Bloco e a oposição de Moedas, entrou esta sexta-feira em vigor a gratuitidade das bicicletas Gira, por enquanto limitada aos residentes em Lisboa com passe gratuito.

PARTILHAR
Bicicletas Gira
Foto Rodrigo Cabrita/Gira

Entrou esta sexta-feira em vigor a gratuitidade de utilização das bicicletas Gira gratuitas para quem tem passe gratuito em Lisboa. Ou seja, a medida beneficia os ciclistas com os passes destinados aos maiores de 65 anos e menores de 23 anos. Um universo de cerca de 70 mil beneficiários, mas a estes há que descontar os menores de 16 anos, a quem é interdita a utilização por razões de segurança.

Para a vereação do Bloco de Esquerda, trata-se de "uma medida essencial para a melhoria da mobilidade em Lisboa, que tem de ser acompanhada por mais investimento na rede Gira, incluindo expansão da rede e aumento das bicicletas". Por outro lado, lembram que "a gratuitidade das bicicletas Gira ainda é limitada face ao que foi aprovado na CML por proposta da vereadora Beatriz Gomes Dias do Bloco de Esquerda em fevereiro de 2022".

Ou seja, "ainda falta garantir 'a gratuitidade da rede GIRA para quem tenha o passe Navegante ou Navegante Metropolitano ativo' que foi aprovada. Relembramos que Carlos Moedas e os seus vereadores e vereadoras votaram contra a medida", sublinha o gabinete da vereadora do Bloco, alegando não haver "condições logísticas, técnicas e financeiras”, acabando por mudar de posição em novembro.

Ainda assim, "num momento de caos na mobilidade em Lisboa e de um aumento recorde do número de utilizadoras e utilizadores de bicicletas em Lisboa, esta gratuitidade é um passo importante para garantir que as bicicletas ganham espaço como uma alternativa de mobilidade não poluente em Lisboa", considera o Bloco de Esquerda.

Para começarem a usar uma das 1.600 bicicletas existentes, os utentes com passe gratuito terão de instalar a aplicação da Gira no seu telemóvel, selecionar o tipo de passe "Gira/Navegante", inserir o número do passe e ficará validada a inscrição. Depois, bastará dirigir-se a uma das 140 estações.

Enquanto o executivo municipal não concretiza o alargamento da gratuitidade aos restantes utentes do Passe Navegante, estes continuam sujeitos ao preçário geral do sistema Gira: passe anual a 25 euros, mensal a 15 euros e utilização diária por 2 euros.