Está aqui

Moedas muda de posição e segue ideia do Bloco de gratuitidade de bicicletas Gira

Há um ano a maioria de direita tinha chumbado a proposta do Bloco neste sentido porque “não havia condições” para a implementar. A vereadora do Bloco na Câmara de Lisboa afirma que a mudança de posição de Moedas mostra “a influência na cidade” que o partido tem.
Bicicletas Gira. Foto de Miguel Barroso/Flickr.
Bicicletas Gira. Foto de Miguel Barroso/Flickr.

Da ordem de trabalhos da reunião da Câmara Municipal de Lisboa desta quarta-feira consta a proposta para tornar gratuita a utilização da rede de bicicletas Gira para os munícipes com passe navegante ativo.

Trata-se de um plano a implementar em duas fases. A primeira irá abranger apenas os estudantes menores de 23 anos e as pessoas maiores de 65, que atualmente já têm direito a passes navegante gratuitos, num universo estimado de 60 mil pessoas. Entrará em vigor no primeiro trimestre de 2023, segundo garantiu Ângelo Pereira, o vereador da Mobilidade, em declarações à TSF. Numa segunda fase, todos os moradores da cidade que adquiram este tipo de passe social terão direito a aceder ao sistema municipal de bicicletas sem custos adicionais. Mas o autarca adverte que isso não é garantido, dependendo de “uma avaliação”: “depois vamos fazer uma avaliação e estamos a trabalhar, a nível operacional, junto da Transportes Metropolitanos de Lisboa para abrangermos toda a população”.

A Câmara lisboeta pretende ainda alargar a rede a todas as freguesias “até ao final do mandato”.

Há um ano atrás, o Bloco tinha avançado com a proposta da gratuitidade das Gira. Na altura, a maioria de direita liderada por Carlos Moedas rejeitou-a porque considerava que “não havia condições logísticas, técnicas e financeiras”.

A vereadora bloquista saúda, contudo, a mudança de posição. Beatriz Gomes Dias diz que “isto mostra a nossa influência na cidade, no pensamento da cidade e na proposta para a cidade. Isso é um sinal inequívoco de que este é o caminho que deve ser seguido e que o Bloco de Esquerda apontou esse caminho desde o início. O presidente Carlos Moedas mudou a sua posição e hoje acompanha a posição do Bloco de Esquerda e as propostas que o Bloco de Esquerda tem apresentado”.

Termos relacionados Política
(...)