Está aqui

Underdogs inaugura exposição coletiva online com peças criadas em confinamento

"Right Now" inaugura a 15 de Maio no website da Underdogs com peças de 30 artistas feitas com recurso a materiais disponíveis nos seus locais de confinamento. 
Right Now. Banner da Exposição
Right Now. Banner da Exposição

A Galeria Underdogs inaugura no dia 15 de Maio uma exposição online com trabalhos realizados em confinamento por mais de 30 artistas. “Right Now” pretende ser o “reflexo da criação artística no contexto atual” e apresenta obras criadas “exclusivamente com recurso a materiais e suportes disponíveis ao artista no seu local de isolamento”. Estará patente até 13 de Junho. 

Underdogs é uma plataforma cultural criada por Alexandre Farto (Vhils) e Pauline Foessel, que existe desde 2010 com enfoque nas linguagens artísticas urbanas e na relação da criação com a cidade. Além da intervenção pública direta - com pinturas pelas quais passamos diariamente nas paredes das cidades - o projeto tem também vertentes de edição de livros de artista, de visitas guiadas sobre arte urbana, e de exposição mais formal na sua galeria (Rua Fernando Palha, 56 - Lisboa).

Para esta exposição, o projeto Underdogs lançou um apelo a todos os artistas que já tiveram trabalhos presentes na galeria desde que esta inaugurou em 2013. 

Ao desafio responderam os artistas e duplas portuguesas Add Fuel & Halfstudio (Emanuel Barreira e Mariana Branco), AkaCorleone, André da Loba, Bráulio Amado, Carlos Guerreiro, Estúdio Pedrita (Pedro Ferreira e Rita João), Francisco Vidal, ±maismenos± (Miguel Januário), Maria Imaginário, Mário Belém, Pedro Matos, Raquel Belli, Tamara Alves, Teresa Esgaio, Vasco Mourão, Vhils, Vitor Reis e Wasted Rita.

De fora de Portugal participam Abdel Queta Tavares (Guiné), Cassio Markowksi (Brasil), Alex Fakso, Filippo Minelo e Pixel Pancho (Itália), Clemens Behr (Alemanha), Ernest Zacharevic (Lituânia), Fuzi e Olivier Kosta-Thefaine (França), Antonyo Marest, Okuda san Miguel e PichiAvo (Espanha), WK Interact (EUA) e André Saraiva (filho de portugueses, nascido na Suécia e criado em França).

O Governo anunciou que galerias e os museus podem reabrir ao público no dia 18 de Maio, mas ainda não há data marcada para a reabertura de Underdogs. Temos, no entanto, 3 de julho como a data de inauguração de duas exposições no local: Heather Benjamim no espaço cápsula e Swoon (EUA) no espaço principal. 

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura
(...)