“Não temos nenhuma dúvida de que é preciso exigir a retirada das forças russas da Ucrânia” afirmou esta quarta-feira Catarina Martins, acrescentando que “negociações bilaterais entre a Ucrânia e a Rússia não vão levar a bom porto”, visto ser uma “imposição russa permanente. Encontrar em regimes autoritários como a Turquia a solução para estas conversações também nos parece um mau caminho”.
“Consideramos que todos os países europeus deveriam estar bem mais empenhados em negociações, não bilaterais mas sob a égide da ONU, que levem à realização de uma conferencia de paz” referiu a coordenadora bloquista.
Sanções ao regime de Vladimir Putin
Catarina Martins afirma que “são necessárias sanções ao regime de Putin”, mas as medidas até agora implementadas não têm surtido o efeito pretendido junto da oligarquia russa.
“São anunciadas sanções com voz grossa mas na prática a oligarquia russa continua a ver intocado o seu poder e as suas fortunas, devido a offshores e outros expedientes” referiu a coordenadora bloquista, lembrando que em Portugal continuam a existir os vistos gold e que o Governo português não tem sido capaz “de dizer quais são os bens e interesses de oligarcas russos que ficam retidos”.
Entretanto, os partidos com assento na Conferência de Líderes da Assembleia da República aprovaram por maioria o convite ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para discursar numa sessão solene no Parlamento português. Esta proposta contou com o apoio do Bloco de Esquerda.