Tunísia: Conservador de direita vence segunda volta das presidenciais

Segundo as sondagens, Kaïs Saïed deve ter obtido entre 72% e 77% dos votos. O vencedor das presidenciais tunisinas defende a pena de morte, é contrário ao direito de herança igual para homens e mulheres e opõe-se aos direitos das mulheres e dos homossexuais.
Kaïs Saïed é o novo presidente da Tunísia, eleito este domingo

Teve lugar neste domingo, 13 de outubro, a segunda volta das eleições presidenciais na Tunísia entre Kaïs Saïed, professor de direito, e Nabil Karoui, dono de um canal de televisão. Karoui foi preso sob a acusação de corrupção, em agosto, antes do início da campanha eleitoral, e foi libertado na passada quarta-feira. Ambos os candidatos apareciam como outsiders da política não pertencendo a qualquer partido antes constituído.

Nabil Karoui viria a constituir o seu próprio partido (Coração da Tunísia), que alcançou o segundo lugar nas eleições legislativas realizadas a 6 de outubro, atrás do partido islamista Ennahda.

Após as eleições, o novo presidente Kaïs Saïed manifestou vontade de trabalhar em colaboração com o Ennahda, o maior partido do parlamento, para constituir governo.

"Vamos tentar construir uma nova Tunísia", declarou Saïed, após o reconhecimento da sua vitória, sublinhando que a “campanha foi conduzida por jovens”.

"Cada um escolheu quem queria, com toda a liberdade. O nosso projeto tem como base a liberdade. O tempo da submissão acabou. Acabamos de entrar numa nova etapa da história", realçou o novo presidente da Tunísia, afirmando a concluir: “O Estado será construído com base na confiança. Confiança entre aquele que lidera e aqueles que são liderados, dentro do respeito das regras".

Termos relacionados Internacional