Está aqui

Trump despede diretor do FBI um dia antes de receber Sergey Lavrov

Sally Yates, Preet Bharara e, agora, James Comey. Os três investigaram as relações de Donald Trump com a Rússia, e os três foram demitidos. Esta quarta-feira, recebeu o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. 
James Comey por Shawn Thew, EPA/Lusa
James Comey por Shawn Thew, EPA/Lusa

Sally Yates, Preet Bharara e, agora, James Comey. Respetivamente ex-procuradora federal, ex-procurador do Estado de Nova Iorque, e, desde ontem, ex-diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI), os três têm em comum as investigações às ligações entre Donald Trump e Vladimir Putin. Os três foram despedidos desde que Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos da América.

Se nos dois primeiros a sua aliança ao Partido Democrático era clara, não tendo surpreendido o seu afastamento, no caso de James Comey o seu envolvimento nas investigações aos e-mails de Hillary Clinton e, em particular, o seu contributo para a vitória de Donald Trump nas eleições de novembro, torna esta decisão surpreendente. Sobretudo quando a justificação dada é precisamente a gestão incompetente da investigação a Hillary Clinton.

Segundo o comunicado oficial da Casa Branca, a decisão foi tomada por conselho de Jeff Sessions, o nomeado de Trump que substituiu Sally Yates como procurador-geral, para garantir que o "Departamento de Justiça reafirma o seu compromisso com os princípios históricos que assegurem a integridade e justiça das investigações e acusações federais".

No parecer de apoio à decisão, Jeff Sessions argumenta que a conferência de imprensa de 28 de outubro de 2016, convocada pelo próprio James Comey, viola os procedimentos estabelecidos, primeiro por ter "usurpado os poderes do procurador-geral" ao encerrar a investigação a Hillary Clinton a 5 de julho de 2016. Depois, por ter reaberto a investigação em outubro e anunciar publicamente a decisão, não sendo "função do FBI opinar sobre se um assunto deveria ser investigado ou não".

A única referência às investigações do FBI sobre as relações com a Rússia aparece na carta de demissão assinada por Trump: "Apesar de apreciar e agradecer a informação prestada, em três ocasiões distintas, que não sou objeto de investigação, não obstante concordo com o juízo do Departamento de Justiça que você não está habilitado a liderar o FBI".

Um decisão consderada "bizarra" por Justin Amash, congressista do Partido Republicano eleito pelo Michigan, declarando a necessidade de criar uma comissão independente que investigue as relações entre a Rússia e o Presidente dos EUA.

Se o momento é bizarro, o acto em si também é pouco usual. Apesar da total autoridade do Presidente para demitir um diretor do FBI, James Comey é apenas o segundo diretor do FBI a ser despedido (Bill Clinton, em 1993, despediu William S. Sessions). 


Simultaneamente, a Casa Branca anunciou também esta terça-feira que Donald Trump irá receber Sergey Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, esta quarta-feira na Casa Branca.

Artigos relacionados: 

(...)