Trabalhadores da Cultura solicitam reunião urgente ao Governo

Para as estruturas representativas de profissionais da área cultural, está em causa o apoio social extraordinário ao setor, anunciado como universal mas do qual muitos trabalhadores estão a ser excluídos.
Trabalhadores da cultura solicitam reunião urgente ao Governo / Fotografia: Tiago Ivo Cruz

O pedido de reunião urgente ao Ministério da Cultura, por causa do apoio social extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura, foi decidido no domingo numa reunião entre várias estruturas e enviado na segunda-feira de manhã, confirmou Rui Galveias, do CENA-STE, em declarações à Agência Lusa.

No dia 27 de março, diversas estruturas representativas de trabalhadores da cultura acusaram o Governo de continuar a excluir muitos destes profissionais de apoios anunciados como “universais”, como seja o apoio social extraordinário. Vários trabalhadores do setor partilharam também nas redes sociais imagens da mensagem de correio eletrónico que receberam do Ministério da Cultura a informá-los que o pedido de apoio tinha sido recusado.

No dia 14 de janeiro, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou apoios para o setor, no âmbito das medidas de resposta à crise provocada pelas restrições decretadas no âmbito da pandemia da Covid-19, nomeadamente o apoio social extraordinário, no valor de 438,18 euro (referente a um Indexante dos Apoios Sociais - IAS), inicialmente comunicado como único e entretanto prolongado para três meses. Este apoio foi apresentado por Graça Fonseca como “universal e atribuível a todos os trabalhadores”, o que não se veio a confirmar.

Subscrevem este pedido de reunião urgente o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), a Associação Portuguesa de Empresários e Artistas de Circo (APEAC), a Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual, Cinema e Publicidade (APTA), a Associação Portuguesa de Realizadores (APR), a associação Plateia-Profissionais das Artes Cénicas, a Associação para as Artes Performativas em Portugal (Performart), a Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea (Rede) e a Ação Cooperativista.

Termos relacionados Cultura