Está aqui

Trabalhadores da cervejaria Galiza lutam pela sobrevivência

Patroa tentou retirar stock e equipamentos da empresa, situada no Porto, mas foi travada pela polícia. Trabalhadores mantêm portas da cervejaria abertas, para que o dinheiro do que ali se consuma seja distribuído por todos os que têm em atraso uma parte do seu vencimento.

O deputado bloquista José Soeiro e o grupo para questões laborais do Bloco de Esquerda do distrito do Porto estiveram presentes esta terça-feira na cervejaria Galiza a prestar solidariedade aos trabalhadores. Na sua página de facebook, o dirigente do Bloco dá conta da situação na empresa e apela à solidariedade de todas e todos, sublinhando que “ir à cervejaria Galiza por estes dias é, mais que um ato de consumo, um gesto de solidariedade para com estes trabalhadores que estão a lutar pela sua sobrevivência”.

Em 2011, um gestor deste estabelecimento comercial deu início a um desfalque que veio a atingir perto de dois milhões de euros. Este montante foi desviado de impostos que deviam ter sido pagos e de contribuições para a segurança social que ficaram em falta.

Quando foi revelado o desfalque, quatro anos mais tarde, os trabalhadores passaram a receber os seus salários em três tranches. Em 2016, a empresa entrou em ‘Processo Especial de Revitalização’, o que se traduziu no congelamento de salários, na suspensão da lei e na existência de um consultor nomeado pela patroa que alterou regras, preços, qualidade dos produtos, e horários praticados na empresa. A faturação da cervejaria Galiza desceu um terço.

No passado sábado, os trabalhadores fizeram greve porque o subsídio de natal de 2018, cujo pagamento estava prometido para outubro deste ano, nunca chegou às mãos dos trabalhadores. Esta segunda-feira à tarde, a patroa tentou retirar da cervejaria o stock e os equipamentos. Os trabalhadores conseguiram impedi-la: foram para a porta, bloquearam o desfalque e chamaram a polícia.

Atualmente, os trabalhadores mantêm a porta da cervejaria aberta, aberta, apesar da vontade da patroa, para que o dinheiro do que ali se consuma seja distribuído por todos os que têm em atraso uma parte do seu vencimento.

Termos relacionados Sociedade
(...)