“Num universo de 5124 colaboradores, 69,1% aceitaram as condições previamente acordadas” entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração, anunciou a fábrica de Palmela esta quarta-feira. O referendo durou dois dias e teve a participaçãode 76,3% dos trabalhadores, abaixo dos 78,8% votantes no referendo de fevereiro, com 60% de votos contra e dos 78,1% que votaram no primeiro referendo em maio passado, dos quais 84,2% disseram não ao acordo proposto.
Em declarações ao Público, o coordenador da CT diz que foi determinante para o novo desfecho a manutenção do prémio anual por objetivos, que foi de 1.400 euros nos últimos anos e era substituído por 44 dias de não produção pagos (“downdays”) na versão antes chumbada. Também a integração de direitos adquiridos, que na anterior versão estavam sujeitos a negociação com a administração, ajudou a virar a votação.
“É um acordo que no contexto de instabilidade em que vivemos nos garante a melhoria das condições salariais e laborais, garante direitos adquiridos como é o caso das pausas, prémios de fim-de-semana e dias especiais e acima de tudo não perdemos nenhum direito”, sublinhou Rogério Nogueira.
Outra diferença em relação ao acordo chumbado é o aumento salarial mínimo para este ano de 30 euros, em vez dos 25 inscritos anteriormente. Os aumentos salariais serão de 2% este ano e no próximo e tanto as pausas de 10 minutos (atualmente são de sete minutos) como o pagamento de prémios de 100% para todos os horários de laboração aos fins de semana deixam de estar sujeitos a negociação.
O acordo agora aprovado inclui uma adenda em que as partes se comprometem a “unir esforços e a criar as condições necessárias para viabilizar o investimento na produção de um veículo eléctrico e com isso garantir o futuro da Volkswagen Autoeuropa”. A unidade de Palmela ainda não integra o plano da direção da empresa para a transição elétrica e continua a produzir apenas o modelo T-Roc. A crise dos semicondutores obrigou a mais paragens e a empresa avançou com um plano de rescisões voluntárias no final de 2021.