Está aqui

Teatro Nacional Dona Maria com vídeos online a partir de dia 26

A peça “Sopro”, de Tiago Rodrigues, e “Dias contados”, de Elisabete Francisca, ficarão disponíveis em vídeo de alta resolução. Este domingo há Correntes de Transmissão no canal YouTube do Teatro.

O espetáculo “Dias contados”, de Elisabete Francisca, que aborda a crise habitacional, estreou na sala online do Teatro Nacional D. Maria II na passada sexta-feira mas, quem não teve oportunidade de ver, ficará disponível em vídeo de alta resolução e mulitcâmara até dia 5 de março, noticia a agência Lusa.

Com interpretação de Júlia Salema e Vânia Rovisco, os “Dias Contados” têm por base a crise habitacional, que afeta o meio urbano, a nível global, e o impacto do despejo na vida das pessoas e no tecido urbano, pode ler-se na nota do TNDM.  

Neste espetáculo, Elizabete Francisca olha para a realidade de quem perde a sua casa, para, através de gestos, imagens e palavras, procurar restituir um olhar sobre as ideias de comunidade, território e pertença.

A partir de dia 26, também estará disponível a peça “Sopro”, de Tiago Rodrigues. Estreada em 2017, no Festival de Avignon, em França, “Sopro” já foi já apresentada centenas de vezes em vários países.

O jornal francês Le Fígaro descreveu a peça como uma “homenagem vibrante ao teatro e àqueles que o fazem”. Na peça, Cristina Vidal, ponto do D. Maria II, guardiã de uma profissão em vias de extinção, surge pela primeira vez sob os holofotes, acompanhada por cinco atores e centenas de fantasmas, para evocar as histórias reais e ficcionais de um teatro em ruínas.

“Sopro” estará disponível na sala 'online' até 12 de março. 

No âmbito da iniciativa "D. Maria II em Casa", é também possível assistir gratuitamente a mais de 20 histórias para a infância, contadas por vários atores, na Salinha 'online'.

Todas as semanas, há também uma nova conversa sobre os bastidores, histórias e saberes do Teatro, no projeto Corrente de Transmissão.

No dia 21, estreia-se no Youtube do D. Maria II o 4.º episódio desta corrente, que juntará à conversa as atrizes Lúcia Maria e Nadezhda Bocharova.

Termos relacionados Cultura
(...)