De 1 a 4 de fevereiro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, será possível assistir a dois espetáculos sob direção artística de André Amálio e Tereza Havlíčková, “A Mina” (2002) e “Tribunal Mina” (2023), em separado ou em conjunto numa sessão única.
O espetáculo “A Mina” foi estreado em 2022 e baseia-se em “histórias sobre a mina de carvão de São Pedro da Cova e a vida dos seus mineiros”. “Desativadas em 1970, nestas minas de carvão foram depositados, em 2001, toneladas de resíduos tóxicos da Siderurgia Nacional, ainda hoje não totalmente removidos. Partindo do trabalho com a comunidade, num diálogo intergeracional sobre o passado mineiro e os atuais problemas ambientais, ‘A Mina’ aciona memórias, tempos e questões que nos interpelam, ontem como hoje”, lê-se na sinopse da Companhia Hotel Europa.
André e Tereza quiseram “escavar mais fundo” sobre estas histórias e criaram uma segunda peça: “Tribunal Mina”, estreada em 2023. “Uma obra sobre os problemas ambientais provocados pela deposição nas antigas galerias, em 2001, de toneladas de resíduos tóxicos provenientes da Siderurgia Nacional e ainda hoje não totalmente removidos”. Aqui é encenado um tribunal “teatral” feito pela população de São Pedro da Cova, “para de novo analisar um dos maiores crimes ambientais cometidos em Portugal. Neste julgamento são ouvidos como testemunhas especialistas em crimes ambientais, advogados, jornalistas e membros da população desta localidade. Tribunal Mina cria uma forma de justiça social para esta população através da ação artística.”
[[{"fid":"167221","view_mode":"full","fields":{"format":"full"},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"full"}},"link_text":"Tribunal Mina - trailer","attributes":{"class":"media-element file-full","data-delta":"1"}}]]
Ambas as peças da Companhia Hotel Europa recorrem a não-atores, habitantes de São Pedro da Cova que partilham com o público as suas histórias de vida, explorando o registo do teatro documental e social. Os espectáculos contam com a parceria da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e do Museu Mineiro.
“Num tempo em que se projetam novas minas, não de carvão mas de lítio, é essencial conhecer estas histórias”, diz a apresentação do espetáculo.
As peças voltam a estar em cena, no Porto, e podem ser vistas em separado: “Tribunal Mina” (a 1 e 3 de fevereiro) e “A Mina” (2 de fevereiro); mas também em conjunto numa única sessão, no dia 4 de fevereiro, às 16h.