Skinhead que matou José Carvalho agride vizinho à machadada

14 de fevereiro 2024 - 11:00

Hoje com 52 anos, Pedro Grilo foi detido na Parede e internado no hospital-prisão de Caxias, após ter ferido com gravidade um vizinho. Polícia apreendeu machado ensanguentado e armas de fogo em casa do antigo cabeça-rapada neonazi.

PARTILHAR
Pedro Grilo no julgamento em 1991
Pedro Grilo no julgamento do assassinato de José Carvalho em 1991. Imagem RTP

O skinhead condenado a 11 anos de prisão pela autoria do assassinato do dirigente do PSR José Carvalho em 1989 foi novamente preso na semana passada, desta vez por agredir um vizinho de 61 anos com um machado, tendo sido transportado com ferimentos graves para o hospital. O crime ocorreu na semana passada, mas só esta terça-feira o nome do seu autor foi identificado pelo site Cascais 24 horas.

Pedro Grilo apenas cumpriu parte da pena a que foi condenado pelo assassinato do bando neonazi à porta de um concerto antimilitarista na sede do PSR, quando tinha 19 anos. Após a condenação a 12 anos de prisão, viu o Supremo reduzir-lhe um ano de pena. Em seguida, escapou da prisão do Linhó e nos anos seguintes deu entrevistas a partir de Espanha. Viria a entregar-se às autoridades quatro anos após a fuga, sendo libertado em 2003.

 

Segundo o Correio da Manhã, que também confirmou a identidade de Pedro Grilo como autor do crime, desde que foi posto em liberdade refugiou-se num apartamento na Parede, onde tem aterrorizado os vizinhos com ameaças e violência. No passado dia 7 de fevereiro, tentou matar um dos vizinhos com golpes de machado. Além do machado usado no crime e de um outro machado, a polícia apreendeu na sua casa uma faca com lâmina de 15cm. O Correio da Manhã acrescenta que foram também apreendidas armas de fogo.

Segundo fontes judiciais citadas pelo Cascais 24 horas, Pedro Grilo “sofrerá de surtos psicóticos” e teve conflitos quase permanentes com os vizinhos do edifício onde vive. Após a detenção, ficou sob internamento preventivo no Hospital-Prisão de Caxias.