Sindicato convoca greve geral dos call centers

O pré-aviso de greve do STCC abrange os trabalhadores de call centers nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Protesto exige o reconhecimento e valorização da profissão.
Protesto do STCC
Foto STCC/Facebook.

O Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC) anunciou um pré aviso de greve para os dias e véspera de Natal e Ano Novo que abrange todos os trabalhadores do setor, à exceção dos que prestam serviços socialmente imprescindíveis, “nomeadamente a linha SNS24 e outros serviços imprescindíveis de saúde pública, apoio ao INEM, apoio a forças de segurança e linha de apoio à vida”.

Entre as reivindicações do STCC está o reconhecimento da profissão de trabalhador de call center, a contratação direta e o fim do falso trabalho temporário, a implementação do subsídio de teletrabalho para compensar o acréscimo de despesas e a obrigação do fornecimento de todos os instrumentos de trabalho necessários à sua realização em contexto de teletrabalho.

Os trabalhadores exigem também o cumprimento dos horários de trabalho contratualizados, a proibição das formas de vigilância atentatórias da liberdade e privacidade, como as webcams ligadas em permanência durante a jornada de teletrabalho e o respeito pelo direito à informação sindical junto destes trabalhadores, através da facultação de meios de contacto com quem está a trabalhar em casa.

“Se antes da pandemia o recurso à terceirização, “outsorcing”, “trabalho temporário” e outros recursos para manter a precarização “ad aeternum” e baixos salários, ou seja a realidade com que vivem todos estes trabalhadores já era a regra, a mesma aprofundou-se durante estes meses”, aponta o sindicato, sublinhando que apesar de serem considerados imprescindíveis e estarem presentes em todos os setores de atividade, estes trabalhadores “continuam sem sequer terem a sua profissão reconhecida”.

O STCC acrescenta ainda que a maior parte das empresas do setor “continuam a aumentar os lucros e ainda se aproveitaram do teletrabalho para aumentar o patamar de exploração dos seus trabalhadores, transferindo para estes os custos operacionais de eletricidade, água, Internet e em muitos casos, as próprias ferramentas de trabalho”.

À ATENÇÃO DE TODOS E TODAS OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CALL CENTER! O STCC-TÁS LOGADO CONVOCA GREVE GERAL EM...

Publicado por Tás Logado? em Sábado, 12 de dezembro de 2020

Termos relacionados Sociedade