Está aqui

Sábado há encontro em Oeiras para festejar João Paulo Cotrim

O III encontro de Culturas na Livraria Municipal Verney é dedicado ao editor, escritor e fundador da Bedeteca de Lisboa, falecido em dezembro passado, com um dia de atividades, tertúlia, filmes e música.
Anúncio do EnCOTRIM de Culturas, por Nuno Saraiva

Este sábado, a Livraria Municipal Verney, em Oeiras, organiza o "EnCOTRIM de Culturas - III Encontro de Culturas" dedicado ao "escritor, guionista, aprendiz de feiticeiro e mago das sinergias" João Paulo Cotrim, falecido em dezembro passado. A programação foi entregue a um amigo de longa data, o ilustrador Nuno Saraiva, e contará com atividades para o público infantil, mostra de filmes de animação, conversas sobre vários domínios artísticos, venda de livros da Abysmo, além de música e provas da Cadáver Esquisito, "a cerveja literária artesanal que teve João Paulo Cotrim como um dos seus mentores".

A partir das 10h30, o ilustrador João Fazenda monitoriza a oficina para crianças a partir de jogos e brincadeiras escritas por João Paulo Cotrim para a revista UP Kids, suplemento da extinta UP Magazine TAP. Às 14h30 serão projetados cinco filmes de animação com argumento de João Paulo Cotrim e as curtas Spam Cartoon que tiveram exibição na RTP. Segue-se uma conversa com todos os realizadores: João Fazenda, Pedro Brito, Daniel Lima, Tiago Albuquerque, André Carrilho, Cristina Sampaio, com moderação de Nuno Saraiva.

Às 17h30 abre o bar Cadáver Esquisito - "uma cerveja literária" - que irá acompanhar a tertúlia com início marcado para as 18h. Ali estarão outros amigos como Marko Rosalinne, Director criativo e fundador da DeadinBeirute; Tiago Cabral Ferreira, Gestor da Conserveira de Lisboa; Joaquim Paulo Nogueira, dramaturgo; Jorge Silva, designer editorial; André Carrilho, ilustrador e cartunista; Inês Fonseca Santos, escritora e jornalista; André Letria, editor e ilustrador; Pedro Burgos, arquitecto e autor de banda desenhada; Alain Corbel, professor e ilustrador; Cristina Sampaio, ilustradora e cartunista; Fernando Martins, fotógrafo e ilustrador; Cláudia Marques Santos, jornalista; José Teófilo Duarte, designer e curador da Festa da Ilustração de Setúbal; Nuno Saraiva, ilustrador e cartunista político; e João Francisco Vilhena, fotógrafo e co-autor da última edição escrita de João Paulo Cotrim, O Diário das Nuvens.

Ao fim da tarde há concerto/recital à volta de textos de João Paulo Cotrim, com os músicos José Anjos, André Gago e Carlos Barretto, acompanhados da projeção de ilustrações da revista digital Torpor - Passos de voluptuosa dança na travagem brusca, criada por Cotrim no início da pandemia para "captar o efeito que a mesma, e o respetivo confinamento, teve e terá tanto nas artes como na vida".

Festa da Ilustração em Setúbal dedicada a João Paulo Cotrim

Outra iniciativa de homenagem a João Paulo Cotrim terá lugar em Setúbal, na oitava edição da Festa da Ilustração, de que foi curador e fundador.

Este ano, a Festa da Ilustração, que decorrerá com exposições e atividades em vários locais, é dedicada a Cotrim e terá início no dia 1 de outubro às 18h na Casa da Cultura.

Termos relacionados Cultura
(...)