Está aqui

Morreu o editor João Paulo Cotrim (1965-2021)

Morreu João Paulo Cotrim, editor, jornalista e fundador da Bedeteca de Lisboa. Foi também guionista para filmes de animação, escreveu novelas gráficas, ensaios e poesia e histórias para crianças e adultos. Era também editor da Abysmo.
João Paulo Cotrim (1965-2021)
João Paulo Cotrim (1965-2021)

João Paulo Cotrim fundou a Bedeteca de Lisboa e dirigiu-a desde a sua abertura, em 1996, até 2002. Foi também diretor do Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada durante quatro edições e responsável pela sua programação e dos catálogos e da mostra Ilustração Portuguesa. Foi ainda professor no Ar Co, no departamento de Ilustração e BD, bem como no IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, e colaborou no Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB). O editor e jornalista morreu de doença, aos 56 anos, em Lisboa.

Segundo a Lusa, na vasta obra de João Paulo Cotrim encontram-se novelas gráficas (“Salazar – Agora, na Hora da Sua Morte”), ficção (“O Branco das Sombras Chinesas”, com António Cabrita), ensaios (“Stuart – A Rua e o Riso” ou “El Alma de Almada El Ímpar” – Obra Gráfica 1926-1931), aforismos (“A Minha Gata”) e poesia (“Má Raça”, com Alex Gozblau), além de histórias para as infâncias (“Querer Muito”, com André da Loba). Na década de 1990, foi editor do jornal Combate e ali iniciou uma nova geração de artistas que marcaram a ilustração na imprensa portuguesa até aos dias de hoje. 

João Paulo Cotrim criou, em 2020, no confinamento imposto pela pandemia, “Torpor. Passos de voluptuosa dança na travagem brusca”, uma revista digital gratuita criada e disponibilizada pela editora Abysmo.

O romance “O Plantador de Abóboras”, do escritor timorense Luís Cardoso, que venceu o Prémio Oceanos 2021, foi editado pela Abysmo. Luís Cardoso dedicou o prémio a João Paulo Cotrim, seu editor.

No facebook, José Teófilo Duarte escreve: “O João Paulo é meu irmão. Faltam-me as palavras para descrever o que sinto, mas sei que vamos recordá-lo como ele gostaria”.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)