Está aqui

RTP vai deixar de transmitir touradas

O novo contrato de concessão inclui “o respeito pelo bem-estar dos animais” como uma das missões dos conteúdos do canal público de televisão. Grelha para este ano já não prevê exibição de touradas.
Imagem RTP

Depois de em 2020 a estação pública de televisão só ter transmitido uma corrida de touros, este ano as touradas estão ausentes da grelha de programação. Citado pelo Público, o presidente indigitado da RTP, Nuno Artur Silva, afirmou que a transmissão de touradas “não é compatível com este contrato” de concessão que vai entrar em discussão pública.

O contrato estipula que os conteúdos da RTP devem assegurar “o respeito pelo bem-estar animal”, pelo que “a inclusão desta proposição no contrato será dificilmente compatível com a transmissão de espetáculos cujo centro é uma situação em que há sofrimento animal”, prosseguiu Nuno Artur Silva na audição parlamentar desta terça-feira.

A transmissão de corridas de touros com o patrocínio da RTP tem sido contestada nos últimos anos e foi objeto de várias iniciativas parlamentares. Em 2016, a proposta do Bloco para impedir o apoio institucional à realização de espetáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais foi chumbada com os votos do PS, PSD, CDS e PCP. Um outro projeto de lei bloquista apresentado em 2018 e que não chegou à fase de debate em plenário, defendia a alteração à Lei da Televisão para passar a designar os espetáculos tauromáquicos  como “suscetíveis de influírem negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes”. Já no ano passado, o Bloco insistiu na proposta do fim dos apoios públicos à realização de touradas, mas o sentido de voto dos partidos manteve-se, agora com o Chega a juntar-se aos votos contra.

Termos relacionados Cultura
(...)