Está aqui

Roteiro pela Justiça Climática vai passar por Odemira no próximo domingo

A 24 de julho, o Roteiro desce ao Litoral Alentejano, sob o lema “Respeito pela Terra e por quem a trabalha”. Os bloquistas percorrerão zonas onde a agricultura intensiva tem fustigado os recursos locais e farão um almoço comunitário com ativistas locais e trabalhadores imigrantes.

O tempo para revertermos o desastre das alterações climáticas está a contar, e temos de agir por um futuro sustentável. As alterações climáticas vão ser o fim de toda a nossa sociedade senão combatermos o sistema capitalista poluente.

A luta pela justiça climática é também uma luta pela dignidade das pessoas afetadas pelo modelo de produção insustentável e pelos efeitos das alterações climáticas.

Em Odemira, como noutras zonas do país, muitos imigrantes são explorados e discriminados. Mal pagos, alojados sem condições, são vítimas de empresas agrícolas que esgotam a terra e desrespeitam quem a trabalha.

No próximo domingo, dia 24, os bloquistas percorrerão zonas onde a agricultura intensiva tem fustigado os recursos locais e farão um almoço comunitário com ativistas locais e trabalhadores imigrantes que, naquela zona, levaram recentemente a cabo os primeiros protestos contra os abusos laborais e a sobre-exploração.

O encontro está marcado para as 11h30 perto dos Alteirinhos. Podes aceder aqui ao mapa do local exato. Já o almoço comunitário está agendado para as 12h30 na Associação Cultural Recreativa Zambujeirense, na Zambujeira do Mar. Está previsto um autocarro para quem se desloque desde Lisboa, Almada ou Setúbal. Se quiseres participar na iniciativa basta inscreveres-te no formulário criado para o efeito.

Em defesa da planificação ecológica da economia

No panfleto em que divulga o Roteiro pela Justiça Climática, que já passou por Lisboa, Viana do castelo e Braga, o Bloco de Esquerda apresenta o aquecimento global como “uma questão de sobrevivência para milhares de espécies - e a humana é uma delas. O problema chama-se capitalismo e só pode ser resolvido com democracia, através da planificação ecológica da economia, colocando a vida acima dos lucros”.

Para o Bloco, “só a planificação ecológica da economia e o controlo público sobre os recursos da energia, dos transportes e do sistema bancário podem impor investimento público, criação de empregos pelo clima e urgência numa verdadeira transição energética, produtiva e de consumo”.

Nos meses de setembro e outubro, está prevista a passagem do Roteiro Climático pela Margem Sul do Tejo, distrito do Porto, Algarve e Interior.

Termos relacionados Política
(...)