Está aqui

Roteiro climático juntou centenas de pessoas em Viana do Castelo

Na noite de sexta-feira, o arranque da segunda etapa do Roteiro pela Justiça Climática contou com um concerto em Viana do Castelo. Catarina Martins sublinhou o fracasso da Conferência dos Oceanos em tomar decisões.
Concerto "Não há planeta B" em Viana do Castelo. Fotos Esquerda.net

O Roteiro pela Justiça Climática, organizado pelo Bloco de Esquerda, está este fim de semana no Minho. E o arranque contou com centenas de pessoas na Praça da Erva em Viana do Castelo para o concerto ao ar livre "Não há planeta B", com música de O simples Mente & Marrquise e dos Youth Yard e duas curtas intervenções da ativista climática Adriana Temporão e da coordenadora bloquista Catarina Martins.

Na sua intervenção, Catarina destacou o fracasso da Conferência dos Oceanos que terminara horas antes em Lisboa e onde "não há nenhuma decisão que seja definitiva e que possa proteger o nosso oceano e o nosso clima". Alertou ainda para as consequências das alterações climáticas no nosso país, já no presente com "incêndios cada vez mais imprevisíveis e perigosos", e no futuro com a "subida do nível das águas que terá repercussões aqui mesmo, em Viana do Castelo". E concluiu que para o país cumprir as metas necessárias de diminuição das emissões poluentes é necessário apostar nos transportes públicos coletivos dentro e fora das áreas metropolitanas e acabar com os lucros excessivos das petrolíferas e produtoras de eletricidade, reorientando esse dinheiro para o investimento na transição energética.


Concerto "Não há planeta B" em Viana do Castelo. Foto Esquerda.net

Sábado há marcha em Braga, debate com autarca de Pontevedra sobre cidade para as pessoas e cinema em Viana

O roteiro voltará este sábado ao fim da tarde a Viana do Castelo, com uma Mostra de Cinema pelo Clima a partir das 17h no Cinema Verde (ver programa completo). Pela manhã, o encontro é às 9h30 no Arco da Porta Nova, em Braga, com uma marcha rumo à praia fluvial de São Paio de Merelim. Pelo caminho será inaugurada a "Estação para o futuro", denunciando a falta de transportes públicos.

À chegada ao Parque fluvial de São Paio de Merelim, por volta do meio dia, realiza-se a sessão pública “Transformar as cidades, salvar o clima” com intervenções de Catarina Martins, José Maria Cardoso, Miguel Martins e Carme da Silva, dirigente do Bloco Nacionalista Galego e membro do governo municipal de Pontevedra, cidade galega que se destacou pela política municipal de retirar o tráfego automóvel para dar espaço às pessoas. Segue-se um almoço/convívio no parque fluvial.

Termos relacionados Ambiente
(...)