Está aqui

Minho recebe Roteiro pela Justiça Climática este fim de semana

Música, cinema e luta por uma revolução nos transportes públicos na região. A 1 e 2 de julho, o Roteiro passa por Viana do Castelo e Braga. A experiência de Pontevedra, cidade sem carros, será trazida por representantes do Bloco Nacionalista Galego, que governa a cidade.

Depois do arranque no passado fim de semana em Lisboa (ver fotogaleria), a segunda etapa do Roteiro pela Justiça Climática realiza-se este fim de semana em Viana do Castelo e Braga.

Para o arranque do Roteiro no Minho, na sexta-feira às 21h30, há o concerto ao ar livre "Não há Planeta B" na Praça da Erva em Viana do Castelo. A intervenção de abertura cabe à coordenadora bloquista Catarina Martins e segue-se a música de O simples Mente & Marrquise e dos Youth Yard.

No sábado, 2 de julho, a marcha sai às 9h30 do Arco da Porta Nova, em Braga, rumo à praia fluvial de São Paio de Merelim, num percurso de cerca de sete quilómetros. No centro de Braga, será inaugurada a "Estação para o futuro", denunciando a falta de transportes públicos. À chegada ao Parque fluvial de São Paio de Merelim, por volta do meio dia, realiza-se a sessão pública “Transformar as cidades, salvar o clima” com intervenções de Catarina Martins, José Maria Cardoso, Miguel Martins e Carme da Silva, dirigente do Bloco Nacionalista Galego e membro do governo municipal de Pontevedra, cidade galega que se destacou pela política municipal de retirar o tráfego automóvel para dar espaço às pessoas. Segue-se um almoço/convívio no parque fluvial.

Sábado há Mostra de Cinema pelo Clima em Viana do Castelo

A programação do Roteiro regressa a Viana do Castelo na tarde de sábado, desta vez com uma Mostra de cinema pelo Clima que inclui três sessões sobre a luta pela água, pelas cidades e pela justiça climática.

As sessões realizam-se no Cinema Verde e contam com a projeção às 17h dos curtos documentários "Wantoks: Dança de resiliência na Melanesia", de Iara Lee (2019, Ilhas Salomão/EUA/Brasil/Bulgária, 20’) e "Cenas de uma Cidade Seca", de François Verster e Simon Wood (2018, EUA/África do Sul, 13’).

Trailer "Scenes from a Dry City" by François Verster and Simon Wood (2018)

A segunda sessão de cinema é às 18h30 e vai mostrar o filme "Queridas Crianças do Futuro", de Franz Böhm (2021, EUA/Inglaterra/Alemanha, 90’).

DEAR FUTURE CHILDREN (Official trailer)

Mais tarde, pelas 21h30, será projetado "Sonhadores da Cidade", de Joseph Hillel (2020, Canadá/EUA, 96’).

CITY DREAMERS - Trailer

As inscrições para a participação no Roteiro pela Justiça Climática no Minho estão abertas e podem ser feitas aqui.

Termos relacionados Ambiente
(...)