Depois do arranque no passado fim de semana em Lisboa (ver fotogaleria), a segunda etapa do Roteiro pela Justiça Climática realiza-se este fim de semana em Viana do Castelo e Braga.
Para o arranque do Roteiro no Minho, na sexta-feira às 21h30, há o concerto ao ar livre "Não há Planeta B" na Praça da Erva em Viana do Castelo. A intervenção de abertura cabe à coordenadora bloquista Catarina Martins e segue-se a música de O simples Mente & Marrquise e dos Youth Yard.
No sábado, 2 de julho, a marcha sai às 9h30 do Arco da Porta Nova, em Braga, rumo à praia fluvial de São Paio de Merelim, num percurso de cerca de sete quilómetros. No centro de Braga, será inaugurada a "Estação para o futuro", denunciando a falta de transportes públicos. À chegada ao Parque fluvial de São Paio de Merelim, por volta do meio dia, realiza-se a sessão pública “Transformar as cidades, salvar o clima” com intervenções de Catarina Martins, José Maria Cardoso, Miguel Martins e Carme da Silva, dirigente do Bloco Nacionalista Galego e membro do governo municipal de Pontevedra, cidade galega que se destacou pela política municipal de retirar o tráfego automóvel para dar espaço às pessoas. Segue-se um almoço/convívio no parque fluvial.
Sábado há Mostra de Cinema pelo Clima em Viana do Castelo
A programação do Roteiro regressa a Viana do Castelo na tarde de sábado, desta vez com uma Mostra de cinema pelo Clima que inclui três sessões sobre a luta pela água, pelas cidades e pela justiça climática.
As sessões realizam-se no Cinema Verde e contam com a projeção às 17h dos curtos documentários "Wantoks: Dança de resiliência na Melanesia", de Iara Lee (2019, Ilhas Salomão/EUA/Brasil/Bulgária, 20’) e "Cenas de uma Cidade Seca", de François Verster e Simon Wood (2018, EUA/África do Sul, 13’).
[[{"fid":"151411","view_mode":"full","fields":{"format":"full"},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"full"}},"link_text":"Trailer \"Scenes from a Dry City\" by François Verster and Simon Wood (2018)","attributes":{"class":"media-element file-full","data-delta":"1"}}]]
A segunda sessão de cinema é às 18h30 e vai mostrar o filme "Queridas Crianças do Futuro", de Franz Böhm (2021, EUA/Inglaterra/Alemanha, 90’).
[[{"fid":"151412","view_mode":"full","fields":{"format":"full"},"type":"media","field_deltas":{"2":{"format":"full"}},"link_text":"DEAR FUTURE CHILDREN (Official trailer)","attributes":{"class":"media-element file-full","data-delta":"2"}}]]
Mais tarde, pelas 21h30, será projetado "Sonhadores da Cidade", de Joseph Hillel (2020, Canadá/EUA, 96’).
[[{"fid":"151413","view_mode":"full","fields":{"format":"full"},"type":"media","field_deltas":{"3":{"format":"full"}},"link_text":"CITY DREAMERS - Trailer","attributes":{"class":"media-element file-full","data-delta":"3"}}]]
As inscrições para a participação no Roteiro pela Justiça Climática no Minho estão abertas e podem ser feitas aqui.