Está aqui

Resgatar Portugal para um futuro decente

É nesta sexta-feira que se realiza o Congresso Democrático das Alternativas, em Lisboa, na Aula Magna da Reitoria da Universidade, a partir das 9 horas. O Congresso foi convocado em junho, a partir de uma convocatória assinada por mais de 250 nomes de várias sensibilidades políticas da esquerda.

Intitulado "resgatar Portugal para um futuro decente", o documento de convocação defende a oposição ao memorando da troika e a defesa do Estado Social.

“Só vamos sair da crise empobrecendo. Este é o programa de quem governa Portugal”, pode ler-se no texto, que diz que “os principais instrumentos de inclusão em que assentou o desenvolvimento do País nas últimas quatro décadas: Escola Pública, Serviço Nacional de Saúde, direito laboral, segurança social” estão a ser colocados em causa.

Para inverter a atual política, dizem os promotores, é necessário “denunciar o memorando com a troika e as suas revisões, e abrir uma negociação com todos os credores para a reestruturação da dívida pública. Uma negociação que não pode deixar de ser dura, mas que é imprescindível para evitar o afundamento do país”.

Subscritores

O congresso vai juntar o ex-secretário geral da CGTP Manuel Carvalho da Silva, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, o economista José Reis, o histórico dirigente do PS e fundador do SNS António Arnaut, bem como o sociólogo Boaventura Sousa Santos e o ex-líder parlamentar do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza.

A iniciativa, que pretende "juntar forças" na esquerda, apresenta ainda as assinaturas de vários deputados e dirigentes do Bloco de Esquerda, como João Semedo, Cecília Honório, Catarina Martins, Mariana Aiveca ou Fernando Rosas. Os deputados do Partido Socialista Pedro Nuno Santos, Ana Catarina Mendes, Sérgio Sousa Pinto, João Galamba, Isabel Moreira, Mário Ruivo, Maria Antónia Almeida Santos, Duarte Cordeiro e Pedro Alves, também fazem parte dos promotores.

Há ainda uma forte presença de figuras da cultura, como é o caso dos músicos Mário Laginha e Pedro Abrunhosa, Pilar Del Rio, presidente da Fundação José Saramago, os cineastas João Botelho e Teresa Vilaverde Cabral, ou João Fernandes, diretor do Museu de Serralves.

Debates preparatórios

Na preparação do Congresso foram realizados debates temáticos, em diversas cidades, em torno de cinco eixos:

.Os Desafios da Denúncia do Memorando

.Por uma Economia Sustentável que dignifique o Trabalho

.O Lugar de Portugal na Europa e no Mundo

.Uma Sociedade mais Justa e Inclusiva

.Uma Democracia Plena, Participada e Transparente.

Foram também organizadas reuniões de subscritores.

Inscrição no Congresso

A participação nos trabalhos do Congresso, com direito de intervenção e de voto, está reservada aos cidadãos subscritores do manifesto que se inscrevam expressamente para participar no Congresso.

A inscrição é feita em formulário próprio, que se encontra neste link.

Programa do dia 5

09h/10h00 - Credenciação dos participantes e convidados

10h/10h45 - Sessão Plenária de abertura

11h/13h00 - Sessões das 5 Secções Temáticas

13h/14h30 - Intervalo para o almoço

14h30/18h30 - Sessão Plenária para debate e deliberação da Declaração Política

18h30/19h00 - Sessão Plenária de encerramento

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)