Recuo da TAP na compra da frota automóvel revela "bom senso”

07 de outubro 2022 - 12:55

Pronunciando-se no Fórum TSF sobre o recuo da TAP quanto à aquisição de uma nova frota automóvel de luxo, Mariana Mortágua considerou que seria “insultuoso comprar esta frota num momento destes".

PARTILHAR
Fotografia: Mário Cruz/Lusa

Foi conhecida a intenção da TAP de renovar a sua frota automóvel, através da aquisição de cerca de 50 automóveis BMW, com valores de mercado entre os 52 e 65 mil euros. Face à indignação geral, ontem a empresa anunciou a decisão de protelar esta compra. 

Mariana Mortágua participou esta sexta-feira no Fórum TSF comentando esta decisão, que considerou tratar-se de “um recuo de bom senso” uma vez que seria “insultuoso” adquirir uma frota automóvel com estas características num momento destes. 

“A TAP, como todas as empresas tem uma gestão a fazer” e este investimento era “difícil de compreender agora”, referiu a deputada.

“O que me parece mais gravoso é o que o Governo se prepara para fazer com a TAP”, referiu a bloquista, acrescentando que “a TAP nunca recebeu um cêntimo de dinheiro do Estado, ao contrário de empresas de outros países que foram sendo capitalizadas quando necessário. Quando chegou a crise e pandemia, os problemas transformaram-se numa coisa gigantesca.”

“Acompanho a avaliação de que a TAP é estratégica para o pais” referiu Mariana Mortágua, lembrando que estamos a assistir às consequências de privatizar empresas estratégicas como a REN, a GALP ou os CTT. 

“O que não se compreende” é que depois de recuperar a empresa esta seja entrega a um operador privado porque “se era estratégica para ser salva, não se percebe que seja vendida agora” concluiu a deputada.