Está aqui

Putin abre caminho a mudança na lei para ficar no poder até 2036

Ao fim de 20 anos no poder em Moscovo, Vladimir Putin prepara-se para poder ficar mais 16 com a alteração à Constituição russa proposta esta terça-feira.
Vladimir Putin na cimeira dos BRICS em 2018. Foto GCIS/Flickr

A proposta de alteração à Constituição foi apresentada esta terça-feira por uma deputada do partido do presidente. Valentina Tereshkova, a primeira mulher cosmonauta a ir ao espaço em 1963, propôs colocar “o contador a zero” no número de mandatos presidenciais de Vladimir Putin.

“A própria existência de uma oportunidade para o atual presidente [ser reeleito] seria um fator estabilizador para a nossa sociedade”, disse a parlamentar, citada pela RTP. A proposta levou o presidente da câmara baixa do Parlamento a suspender a sessão e a anunciar que o próprio Putin viria à Duma para dar a sua opinião.

“Em princípio, essa opção seria possível, mas sob a condição de o tribunal constitucional dar uma decisão oficial de que tal mudança não vá contradizer os princípios e as principais disposições da constituição”, afirmou Putin. As mudanças a Constituição serão votadas em referendo marcado para o dia 22 de abril.

E caso a proposta seja aprovada, Vladimir Putin poderá voltar a candidatar-se no fim do atual mandato em 2024 e ser eleito na chefia do Estado russo até ao ano de 2036.

Termos relacionados Internacional
(...)