Está aqui

PREVPAP: Precários da RTP em protesto no Parlamento

Esta sexta-feira estará em discussão no Parlamento, a pedido do Bloco, o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública. Os trabalhadores precários da RTP agendaram um protesto para este mesmo dia, exigindo ao ministro das Finanças que cumpra os seus compromissos.
Foto de Paulete Matos.

Em comunicado, os precários da RTP lembram que dezenas de trabalhadores continuam a aguardar a conclusão do seu processo no âmbito do PREVPAP, ainda que, em junho passado, o ministro das Finanças tenha garantido que “no espaço de semanas, todos estes casos vão ser esclarecidos.”

A 20 de fevereiro, Mário Centeno anunciou que 51 falsos recibos da RTP tinham recebido parecer positivo por parte da CAB - Comissão de Avaliação Bipartida, e que os seus processos seguiriam para homologação.

Já em junho, o ministro das Finanças afirmava perentoriamente: “a única coisa que posso garantir neste momento é que não haverá silly season nem tempo de férias para tratarmos destas situações, elas estão a ser analisadas e vão ser concluídas muito brevemente. (…) Muito brevemente, no espaço de semanas, todos estes casos vão ser esclarecidos”.

Os precários da RTP lembram que, entretanto, a CAB aprovou mais 42 casos.

“Já fora de todos os limites definidos para o PREVPAP, há ainda dezenas de trabalhadores em que os processos estão por concluir”, escrevem, destacando que “o sentimento de angústia é agora acompanhado pela desilusão e descrença no processo – agudizado pela desconfiança perante os passos que (não) têm sido dados”.

Os trabalhadores precários da RTP vão juntar-se esta sexta-feira, dia 22, às 9h, junto à Assembleia da República. O protesto coincide com o debate temático requerido pelo Bloco sobre o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública, que tem início às 10h.

Termos relacionados PREVPAP, Sociedade
(...)