O Bloco de Esquerda de Braga reuniu esta quarta-feira com a Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga. Principal tema de discussão: a decisão do Conselho de Ministros da semana passada de avançar para a constituição de uma Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital de Braga.
Ricardo Cerqueira, da Coordenadora Distrital do partido, sintetizou ao Correio do Minho o teor do encontro: “confirmamos que os trabalhadores não querem o regresso da PPP. Pelos níveis de qualidade sente-se que os utentes confiam no Hospital de Braga, que neste momento está na esfera pública”.
O partido denuncia que esta decisão “foi feita à pressa”, sendo “incompreensível” porque pretende “agarrar um futuro Governo, nesta opção ideológica da AD”. Até porque no programa de Governo aprovado “não constava a intenção de voltar a criar uma PPP no Hospital de Braga”.
O dirigente bloquista destacou ainda os resultados da gestão pública desta instituição de saúde: “há mais consultas, há mais tratamentos, há mais cirurgias, incluindo os tratamentos não lucrativos que são os mais caros. O distrito está melhor servido atualmente”.
O partido reitera defender um serviço público “gratuito, universal, sem preocupação com o lucro, que só na esfera pública pode ser devidamente defendido” e desafia o PS a tomar posição: “queremos perceber qual é a posição do PS sobre esta matéria. Se irá deixar-se enlamear por esta opção do Governo, de voltar à PPP”.