Está aqui

Pete Seeger, um Comunista com C maiúsculo

Desde os anos 30, com as suas canções de protesto, foi um ativista e participou nas lutas dos trabalhadores; nos movimentos pacifistas e antifascistas, nos movimentos pelos direitos civis e direitos dos negros; contra a guerra do Vietname e as intervenções militares dos Estados Unidos no mundo. Por António José André.
Pete Seeger em Newport, 2009. nunca se deixou levar pelo estrelato, coisa que detestava. Foto de wfuv

Faleceu na segunda-feira, aos 94 anos, Pete Seeger, um dos pioneiros da música folk e conhecido pelas suas canções de protesto. Foi mentor de vários cantores: Bob Dylan, Joan Baez e o grupo Peter, Paul and Mary.

Inspiradas em cerimónias afroamericanas, as suas canções "If I had a Hammer" e "Where have all the flowers gone", tornaram-se clássicos. Seeger popularizou o hino do movimento de defesa dos direitos civis, "We Shall Overcome".

Desde os anos 30, Seeger foi um ativista e participou nas lutas dos trabalhadores; nos movimentos pacifistas e antifascistas, nos movimentos pelos direitos civis e direitos dos negros; contra a guerra do Vietname e as intervenções militares dos Estados Unidos no mundo. Ainda cantou com Bruce Springsteen na primeira posse de Barack Obama.

Na década 40, Pete Seeger filiou-se no Partido Comunista, que deixaria algum tempo depois. Mas isso valeu-lhe uma perseguição implacável pelo macartismo dominante, na década 50, e um prolongado ostracismo nos meios de comunicação norte-americanos, que queriam condená-lo a um silêncio, ao qual jamais se rendeu.

Seeger ganhou o prémio Grammy, em 1993, e recebeu a Medalha Nacional do Mérito Artístico das mãos do presidente Bill Clinton.Nos últimos anos engajou-se nas lutas pelo meio ambiente, sobretudo no rio Hudson (estado de Nova Iorque), onde morava.

Seeger nunca se deixou levar pelo estrelato, coisa que detestava. Apesar de ter rompido com o Partido, continuava a dizer que era “um comunista, mas com c minúsculo”. Talvez, por isso mesmo, um Comunista com C maiúsculo.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)