Pedro Filipe Soares desafia Governo a esclarecer imposto sobre lucros excessivos

08 de abril 2022 - 11:44
PARTILHAR
Pedro Filipe Soares no plenário desta sexta-feira.

Na sua intervenção no segundo dia do debate do programa de Governo, Pedro Filipe Soares voltou a criticar o Governo por não trazer soluções que respondam à perda de salários por causa da “inflação galopante”. “Se não há soluções por parte do Governo, só temos problemas”, afirmou o líder parlamentar bloquista, lembrando que até agora o executivo nada disse acerca dos lucros de centenas de milhões que empresas como a Galp, EDP ou os donos do Pingo Doce distribuem em dividendos aos seus acionistas.

“O Governo salva os milhões de alguns enquanto o resto do país continua a contar os tostões”, acusou Pedro Filipe Soares, acrescentando que “o dogma de não mexer nos salários é um erro brutal” e que o aumento das taxas de juro vai levar também ao aumento do custo do crédito à habitação para as famílias portuguesas.

Em seguida, pronunciou-se sobre a grande novidade do debate de um programa que é em quase tudo semelhante ao programa eleitoral de janeiro, antes do início da guerra e da subida dos preços. Foi em resposta a uma questão de Mariana Mortágua que o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, admitiu que o Governo está a estudar um “windfall tax” - imposto sobre “lucros caídos do céu” - para taxar os lucros abusivos das empresas.

“Reconhece afinal o governo que há lucros excessivos? Que há cartel nos hipermercados e que as pessoas estão a ser roubadas quando vão ao supermercado?”, questionou Pedro Filipe Soares, ressalvando que “para a direita, isto é a concorrência: o assalto às pessoas quando vão ao supermercado e à bomba de gasolina”.

A concluir, o líder parlamentar do Bloco pediu mais explicações ao Governo sobre o anúncio de Costa e Silva, nomeadamente “qual é taxa, para que setores, qual a dimensão e qual a duração” em que vigorará. E afirmou que era bom que essas respostas fossem dadas ainda durante o debate parlamentar que aprovará o programa de Governo.